Como fechar sacolas dupla face com alças integradas.

ecobags

Vocês se lembram dessas ecobags que postei aqui tempos atrás? Clicando na imagem verão o post e o molde das sacolas. E por que voltaram à tona? Pois bem, eu fiz uma para testar, achei-as muito bonitas aqui na foto e realmente são super fáceis de fazer, rápidas e ficam lindas quando o tecido é bom e bem escolhido, o que não foi o meu caso, pois usei um algodãozinho cru para testar o acabamento das alças e testar o molde. Show, meninas e meninos, muiiito show!

1- Em primeiro lugar trace o molde seguindo as medidas do esquema, vai dar super certo. No meu caso, fiz a metade, achei mais fácil e também mais confiável em virtude da abertura curva da frente da sacola.
2 – Tecido de algodão firme, daqueles que tem em nossa loja (as sacolas ficam maravilhosas, acreditem!!)
3 – Para quem não sabe como fazer com o acabamento da alça e o forro, pois são dupla face, aí vão as explicações. Aliás, teve uma leitora no Face que me pediu orientação sobre o assunto, então, aí vai:

A – Tanto a sacola, quanto o forro são costurados do mesmo modo como se fazem as sacolas comuns: fechamento das laterais, fundo e a abertura que faz a "caixinha de leite".
B – Na hora de forrar, também o procedimento é o mesmo: forro e lado externo direito com direito, sendo que a sacola estará dentro do forro, costuras acertadas, fechamento normal, deixando no forro uma abertura para virar.
C – Ao costurar as alças em sua parte superior, deixe 5 cm sem costurar, tanto da parte externa quanto do forro. Veja esta imagem de um tuto americano:

image
D – Na imagem você tem a sacola já devidamente desvirada com o lado direito para fora e o forro para dentro. Nas setas, a autora quis evidenciar que fica uma abertura em cada extremidade. A minha eu deixei com 5 cm.

image

E – Aí é colocar direito com direito de cada ponta e costurar fechando as extremidades. Fará essa operação com o tecido da sacola, o externo, e com o tecido interno, o forro. No caso do modelo desta bolsa, uma das alças é mais comprida, não estranhem, portanto. A técnica de acabamento é a mesma.

image

F – O mesmo deverá ser feito com a outra alça e você terá esse resultado: as alças devidamente fechadas e as laterais abertas. Com o ferro de passar roupas, se for preciso, acerte essas laterais abertas e ao pespontar toda a parte superior da bolsa, as alças serão, então fechadas.
Depois é só fechar a abertura deixada para desvirar a sacola e terá uma legítima ecobag dupla face. Fica muito lindona, amei fazer e amei o resultado, não deixaria de comentar aqui com vocês.

Para quem está começando a fazer esse tipo de trabalho eu recomendo. E o tamanho também é excelente: depois de pronta = 50 cm de largura x 40 cm de altura (contando do fundo até o "decote" da sacola)

As imagens foram tiradas do tutorial que ensina esse fechamento das alças de uma sacola dupla face: http://www.ikatbag.com/2013/01/make-bag-chapter-3c-integrated-straps.html

Esta entrada foi publicada em Como fechar sacolas dupla face com alças integradas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.