Um belo acabamento na nécessaire. Com tutorial.

 

 

necessairedobrada

Acabei de pegar um retalho e fiz um teste com o que entendi do tutorial que ensina esse acabamento nas laterais. Fica muito bacana, gente! Super fácil, vou explicar e sei que irão aproveitar, pois é mais um jeito de fazer essas bolsinhas com um charminho diferente. Vou considerar que as explicações do zíper e outras básicas vocês poderão encontrar em diversos tutoriais aqui no menu ao lado em Nécessaires, ok?

image

A bolsinha é feita com um tecido de 23 cm de largura X 31 cm de altura, para o forro e para o lado externo, além da manta entre ambos. O bolsinho é costurado depois de se encontrar o meio a 5 cm abaixo da borda superior do forro. O bolsinho tem 10 cm de largura X 6 cm de altura.

image

Pregar o zíper e o forro como em qualquer nécessaire que já viram em tutoriais ou que já fizeram. Observe que as instruções pedem uma distância de 1,5 cm do início do zíper até a borda lateral da nécessaire. Existem explicações para quem for pregar algum acabamento ao lado do zíper, mas vamos nos deter mesmo na finalização dos bicos laterais.

image

Depois de pregar o zíper, virar a bolsinha para o lado direito e fazer o pesponto nas laterais do zíper.

image

O avesso da bolsinha com o zíper e forro ficará assim e se parecerá com um cilindro, com as laterais abertas. Você poderá passar uma costura nessas laterais para prender bem o forro, como se vê nessa imagem (por incrível que pareça…)
Na imagem do lado, o cilindro já foi dobrado de modo a parecer uma sanfoninha. Para tanto, encontre o meio dessa lateral e marque dos dois lados. Prenda com um alfinete ou um pontinho em cada um dos lados para poder dobrar e deixar sua nécessaire parecida com a figura 2 (por incrível que pareça….de novo Alegre),
Veja as setas na imagem 1, chamando a atenção para se encontrar os meios.
Deixe bem certinhas as laterais, elas devem combinar direitinho e cada lado deverá estar bem centralizado, combinando os dois, ok? Se fizer um lado com o centro um pouco mais pra baixo e o outro lado mais pra cima, nem que seja pouco, vai ficar feio. Portanto, meça cada lateral e marque direitinho o meio para fazer a dobra.

 image

Ainda corte uma tira de 6 cm de comprimento x 2 cm de largura, dobre ao meio e alfinete onde se vê em vermelho na figura 3. Coloque a parte dobrada para dentro da bolsinha. Feche as laterais como se vê na imagem 4 Alegre
Deixe o zíper com abertura suficiente para virar a bolsinha do lado direito.
Ao virá-la, acerte bem os bicos e veja que acabamento lindo!
Depois é só cortar viés e pregá-lo nas duas costuras internas que ficaram sem acabamento.

Vai ficar muito show! Para o tutorial completo em PDF:
A Q U I

Esta entrada foi publicada em Necessaire. Adicione o link permanente aos seus favoritos.