Bolsinha de mão com dois zíperes – Tutorial parte 2 –

image

Esse é o resultado, então, do que foi feito até agora. O bolso deve estar maior do que a medida correta e o próximo passo é acertar direitinho o tamanho do bolso que deverá ter 15 cm de altura.

image

Ao acertar a altura em 15 cm, ou 6 polegadas, corta-se na extremidade superior (onde se vê o cortador amarelo e a borda da régua) e a distância entre essa borda superior do tecido e a borda superior do zíper será de 5 cm ou 2 polegadas. Como a régua e a base de corte estão em polegadas, veja na foto que a altura da peça mede 6 polegadas (conte os quadrados da base) e o espaço entre borda superior do zíper e a borda superior do tecido será de 2 polegadas (conte os quadrados da régua). Talvez seja necessário cortar alguns centímetros no fundo também para se alcançar a medida total de 15 centímetros de altura. Observe bem a foto acima, clicando na imagem para aumentá-la, e não se esqueça de que cada quadrado desse, tanto da régua, quanto da base de corte, mede 2,5 cm = 1 polegada.

Não corte nada nas laterais, acerte apenas a altura do bolso e reserve.

alcinha

alcadobrada

O próximo passo é fazer a alcinha que vai costurada na parte superior da bolsinha e para tanto pegue o pedacinho de 3,75 x 5,0 cm. Aliás, poderá aumentar esse tamanho para 3,75 x 6,25 para ficar melhor Alegre

Dobre ao meio no sentido longitudinal (comprimento), desdobre e dobre cada lateral para o meio vincado como vê na foto. Dobre mais uma vez, unindo essas partes dobradas. Pesponte as duas bordas no comprimento.

costalcinha

costuratab
Dobrar ao meio a alcinha e prender com  alfinete a 4 cm da borda superior do bolso, deixando um pedacinho para o lado de fora, como se vê na imagem. Costure a alcinha, prendendo-a no lugar.

Nos passos abaixo vamos fazer a montagem da carteirinha com o bolso da frente e iremos considerar duas peças como se fossem uma só, portanto leia as instruções cuidadosamente e não haverá erros Alegre

camadas

Pegue um dos cortes da parte externa de 15 cm x 22, 5 cm e coloque-o com o lado direito para cima. Pegue o bolso com zíper que acabou de fazer e coloque-o sobre o tecido de baixo tocando o avesso do bolso com o direito do recorte de 15 x 22,5 exatamente como se vê na imagem. É importante que a parte superior, mais estreita, do bolso com zíper esteja para cima e que as beiradas de ambas as partes estejam bem acertadas, considerando essas duas partes como se fossem uma só.

 

segundoziper

Faça exatamente como se vê na imagem acima: sobre o conjunto de tecido e bolso com zíper acertados no passo anterior coloque o segundo zíper com o lado direito para baixo ao longo da borda superior do tecido e sobre o zíper o tecido do forro com o lado direito para baixo, cobrindo o zíper e tendo a borda superior acertada com as demais de baixo e o zíper.
Passe uma costura para prender o zíper e as demais camadas de tecido. Faça com calma e se não tiver experiência, alinhave tudo antes ou alfinete, como achar melhor.

partepronta

 

A imagem acima demonstra como ficará seu trabalho neste ponto, depois da etapa anterior. O outro lado do zíper está solto, deverá prendê-lo do mesmo modo como fez do outro lado, usando o outro pedaço de forro e de tecido principal. Não vamos esquecer de que cada vez que usamos o tecido externo ou principal, de 15 cm x 22,5 cm o mesmo já vem forrado  com manta acrílica, certo?

Então, depois de prender o outro lado do zíper com forro e tecido externo teremos o seguinte (foto de perfil):

 

perfil

Clique na imagem para aumentá-la e ver a sequência das camadas costuradas

Pespontar as laterais do zíper recém colocado como foi feito no primeiro zíper.

 

Vou interromper aqui e amanhã virá a outra parte, ok?
Se quiserem poderão acompanhar o original

Esta entrada foi publicada em Bolsinha de mão com dois zíperes Parte 2 -. Adicione o link permanente aos seus favoritos.