Carteira Organizadora – Montagem 2 –

 

Então vamos à parte final da montagem dessa carteira organizadora.Para quem tem prática em costura, a essas alturas já entendeu todo o processo de confecção desse artigo, mas para a turminha iniciante, meu conselho é fazer o que estou apresentando aqui: a montagem de cada etapa em cima dos próprios moldes, anotando tudo no papel e colando ou alfinetando as partes, pois só assim vai entender e não vai desanimar diante de alguma dúvida, certo? Alegre

Você viu no post anterior que todos os bolsos já estão presos e já formaram um retângulo grande com dois zíperes. Este é o nosso organizador, enfim. Falta apenas o bolso B2 que vai ser colocado no lado esquerdo, embaixo de A4. Vamos analisar aqui a foto dos moldes (clique sobre ela para aumentar):

000_0025[1]

Este último bolso é colocado no lado esquerdo, na extremidade, finalizando essa montagem: dobrado ao meio, na linha (foldline) ele é encaixado embaixo de A4 (aquela dobra que você fez e colocou para baixo, cobrindo o zíper) em uma distância de 1,5 cm da extremidade de A4 e da borda superior de B2. Alfinetar, prendendo bem as partes e está pronto o retângulo com todos os bolsos.

000_0026[1]000_0027[1]

Ampliem as imagens acima para verem melhor.

 

O próximo passo é pegar a peça montada e colocar sobre a superfície de trabalho  com o avesso para cima, assim:

000_0028[1]

As partes abertas dos bolsos estarão soltas ainda e você vai observar que existem duas dobras: uma do lado direito e outra do lado esquerdo, que são as dobras feitas a partir das marcações dos moldes. Por essa razão é boa essa montagem sobre os traços dos moldes:

000_0031[1]

O risco da dobra do lado direito. Está embaixo dos bolsos. Observe no seu gráfico.

000_0032[1]

O risco no molde que demarca a dobra do outro lado da carteira, o lado esquerdo. É nestas linhas (foldlines) que vamos dobrar cada lado da carteira para dentro.

000_0037[1]

Vamos dobrar assim: veja na imagem acima. Cada extremidade é dobrada para dentro, ainda com o trabalho inteiro virado com o avesso para cima, não se esqueça. Você deverá deixar um vão no meio de mais ou menos 2,5 cm, pois esta é a dobra do meio e os bolsos não podem se encontrar ao serem dobrados, mantendo esse afastamento visto na imagem acima. ´

É importante acertar muito bem as laterais, os bolsos, deixar tudo bem alinhadinho antes de costurar as laterais e as partes dobradas que servirão, inclusive, para prender o fundo dos bolsos, fechando-os.

000_0040[1]

Ficaram faltando os dois cortes B1 e a manta, lembram-se?
Vamos lá:

  1. Faça um sanduíche dos dois tecidos e a manta, mantendo para fora o lado direito do tecido.
  2. Abra a carteira que você dobrou e deixe-a novamente aberta com o lado avesso para cima
  3. Encaixe esse sanduíche entre as duas marcações das dobras que vimos nos passos anteriores
  4. Alise bem e encaixe direitinho esse “sanduíche” entre as duas marcas de dobras.
  5. Prenda bem com alfinetes, esticando e acertando com a tesoura as partes excedentes, se precisar.
  6. Volte a dobrar as duas extremidades da carteira como nos passos anteriores

000_0042[1]

  1. Prenda seu trabalho com alfinetes ou alinhavos, acertando tudo que for necessário antes de costurar.
  2. Costure com espaço de costura de um pé de máquina ao redor de toda a carteira do jeito que está na imagem acima, ou seja, dobrada.

Agora falta bem pouco. Volto amanhã Alegre

Esta entrada foi publicada em Carteira Organizadora. Adicione o link permanente aos seus favoritos.