Modificando um molde para novo modelo. Tutorial.

 

belha

Desconfio que de todas as questões que envolvem a costura e o artesanato em costura o que mais curto é a modelagem. O que sei sobre é pouco, mesmo tendo feito cursos, aprendido aqui e ali, ainda há uma vida inteira para aprender, se eu estiver disposta, certamente.

Lembram-se daquela carteira com o zíper embutido/interno quando fizemos um molde a partir de outro?

Abri aqui na tela este mesmo molde transformado e comecei a mexer nele (até concordo que ficaria bem mais rápido ter traçado outro), mas essas mudanças me interessam muito e foi que acabei modificando algumas coisinhas para fazer um outro molde e confeccionar uma carteira com a mesma pegada dos dois zíperes que já fizemos anteriormente aqui

Ou seja, resumindo, eu quis juntar os dois tutoriais para formar um terceiro onde teremos uma bolsinha de mão com alcinha e dois zíperes em um modelo arredondado nas extremidades e mais retangular

Então, veja o que eu fui fazendo e que você também poderá fazer caso curta modificar seus moldes e adaptar modelos:

O molde era assim, certo?

image

  • Está com o quadriculado para facilitar: cada quadradinho desses representa 1,0 cm. Neste molde a nossa carteira tinha uma borda superior de 30 cm. (aqui o molde está na metade)
  • Daí que resolvi deixar um retângulo apenas com as bordas arredondadas:

carteiramolde

  • A linha rosa é o traçado original do nosso molde, os traços de outra cor significam a alteração desejada. Na verdade, este molde está inserido em um retângulo de 17 cm x 15 cm, é só acompanhar o traço que eu fiz nas bordas do lado esquerdo. Isso mesmo, 17 cm x 15 cm.
  • E é desses retângulos ou quadrados que se iniciam muitas carteiras e bolsas, talvez por esse motivo eu insista tanto nisso, pois o quanto mais entendermos, mais independentes ficamos para nossos próprios traçados.
  • Vamos apagar um pouco de nosso molde original, assim:

comgrid

moldecarteira1

  • Se vocês olharem bem, pouco ou quase nada ficou do molde anterior, mas ele serviu, com certeza, para o ponto inicial: um retângulo de 14 cm x 12 cm com a borda arredondada dentro deste limite traçado: 1,5 cm no ângulo e 2 ou 3 cm de cada lado para delimitar a curva.
  • Daí fica  fácil: um pires ou qualquer outro formato redondo para o traçado da curva que vai depender do gosto de cada um.
  • Certamente o da imagem não está muito legal, pois foi feito no computador e na hora desses formatos não é muito fácil, para mim, de fazer o traçado.

Molde pronto, vamos olhar um pouco o modelo de nosso tutorial aqui e que depois de pronto ficaria assim:

bolsinhadoiszíperes

 

  • Como estou modificando o modelo para arredondar a carteira na base e deixá-la mais baixinha e mais larga, preciso definir a largura deste pedaço de tecido que prende o zíper da frente ao zíper principal.
  • Nesta bolsinha, as medidas são as seguintes
  • A base da carteira vai ficar com a mesma altura de 12 a 12,5 cm
  • A tira de tecido que no modelo acima mede 7,5 cm de altura vai passar a medir 6,0 cm para o modelo baixinho com 28 cm de largura (6,0 cm x 28 cm)
  • Enquanto neste modelo de cima eu tenho uma carteira de 22,5 cm x 20 cm (contando com a tira do zíper), no modelo atual minha carteira terá 28 cm de largura x 16 a 17 cm de altura. (já contando com a tira do zíper)
  • Vai ficar bem diferente da que temos acima e se fizer a sua descobrirá o resultado Alegre

Quando a minha ficar pronta eu mostro pra vocês. Quanto às medidas, poderá modificá-las a seu critério.

E como cheguei a essas medidas novas partindo de um outro modelo? Parti daquela nossa carteira e daí desenhei sobre um papel o tamanho que eu gostaria que este novo modelo tivesse e cheguei a esses valores. Se gostarem da ideia, tracem um molde de cada parte, inclusive da tira de 6,0 cm x 28 cm que é o painel que vai prender o zíper e mãos à obra….

costuras

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Carteiras de Tecido, Moldes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.