Traçando um novo molde com pregas a partir do molde base.

Voltando aos moldes e como incluir pregas ou pences em seus traçados: encontrei em um site russo umas explicações ilustradas muito boas e bastante simples de entender. Então, para quem faz seus moldes ou gosta de aprender sobre eles, aí vão  imagens com as explicações de como fazer :

moldesimples1

Aqui o molde da metade do corpo de uma bolsinha. Vamos colocar duas pregas ao modelo, mexendo, para tanto, na modelagem do seguinte modo:

moldesimples2

1- Traçando a primeira linha no meio do molde, em seguida, depois de 3 cm, outra linha reta como está visto na imagem. Essas medidas podem ser modificadas conforme o que você projetar para o molde novo.

2 – moldesimples3

Colocando sobre um outro papel, de preferência quadriculado para facilitar na hora de medir, vamos, na realidade, traçar um novo molde, agora com as pregas ou pences, de modo que a primeira prega (da esquerda para a direita) possua 3 centímetros, o que me fará cortar o traçado no papel, mantendo-o preso no final e mantendo a abertura de 3,0 centímetros na parte superior, no topo do molde e repetindo o mesmo procedimento na segunda prega. Observe que o traçado mudou bastante: as marcas das pregas abertas sobre o papel quadriculado afastaram para a esquerda a parte curva e também a linha reta à direita  É a partir dessas modificações que o novo molde deverá ser traçado, obedecendo a disposição dos recortes e dos afastamentos como se vê na imagem.moldesimples4

3 – É assim que ficará depois de cortado. Entre as pregas de 3,0 centímetros, encontra-se o meio e faz-se um pequeno ângulo puxando mais ou menos 0,5 cm para cima: esse é o ponto que servirá para dobrar as pregas.  Na parte de baixo foi acrescentado quase 1,0 centímetro para o traçado do novo molde. Assim:

moldesimples5

Que tal pegar um molde básico como esse e treinar o que aprendeu aqui? As medidas variam de acordo com o que pretende no seu modelo/projeto de bolsinha. Que tal tentar?

Ah sim, você deve traçar também as linhas das pregas, essas que foram cortadas e ficaram presas no final. Elas deverão ser traçadas sobre o papel quadriculado para que se saiba exatamente onde estão e de que tamanho são. Smiley piscando

Esta entrada foi publicada em Moldes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.