Fechamento de bolsa com zíper interno de outro modo. PAP

Neste post eu gostaria de comentar novamente um modo diferente de se aplicar o zíper interno no fechamento de uma bolsa, de modo bem prático também no qual se usa apenas uma tira ao longo da bolsa com uma das laterais abertas e o zíper. Não se trata de explicar como fazer a bolsa, apenas esse modo de fechamento interno. Ao acompanhar as fotos entenderão o que foi feito aqui.

bolsa-pronta

Fechamento:

fechamento-bolsa

O painel da bolsa (tecido estampado + tecido de bolinhas) mede 35 cm de largura x 32 cm de altura.

fechamento-lado

1 – Ao montar o painel da frente e de trás da bolsa, os dois são costurados apenas em uma das laterais, por enquanto.

fechamento-lado-avesso

Esse é o avesso das partes costuradas.

medir-largura-aberta-da-bolsa

2 – Esse painel, então, é medido de ponta a ponta em sua largura como se vê na imagem acima e essa medida é a medida da tira do tecido que será usada para o zíper. A altura dessa tira pode ser de 4 cm como sugere o tutorial, mas pode ser mais estreita também e é importante lembrar que se acrescentam mais ou menos 2 cm para a costura dessas tiras no fechamento da bolsa. Então, vamos fazer nossa formulazinha: se eu tenho um painel medindo 30 centímetros de largura, por exemplo, eu corto uma tira de tecido de 32 cm de largura x 4 cm de altura.

forro-da-bolsa

3 – Nessa foto o tecido branco representa o forro que deverá ser do mesmo tamanho que o painel principal e também costurado na lateral, mas, presta bem atenção aqui:

medida-do-forro-menos-4

Lembra daquela tira de bolinhas de 4 cm de altura cortada anteriormente? Ela será costurada ao forro, portanto, a medida do tecido do forro deverá ter a mesma largura do painel principal menos 4 centímetros na altura, acrescentando apenas 1 cm para a costura.

forro-e-ziper

Nessa imagem o forro está aberto com o lado direito para cima (com bolsos) e também a tira que vai receber o zíper.

tira-marcar-meio

4 – Veja que nessa imagem a tira recebeu marcações no meio com um pequeno picotado de tesoura e além destas outras a lápis foram feitas com 2,5 cm cada uma a partir do meio.

colocar-ziper-na-tira

5 – Zíper totalmente aberto para ser alinhavado ou alfinetado sobre a tira de tecido. Assim:

ziper-colocado

Clique na imagem e amplie para ver o modo como foi alinhavado o zíper e que esses alinhavos começam na marcação feita a lápis e vai até a outra marcação na extremidade. Veja também a posição em que se encontra esse zíper:

colocar-ziper-2

Veja acima como ficou. A imagem ilustra bem.

Agora, olhe como será colocada a tira com o zíper no forro:

colocacao-da-tira-com-ziper
colocacao-sobre-o-forro

6 – Aqui a imagem explica direitinho: direito sobre direito, puxador do zíper bem na metade onde os tecidos do forro estão costurados.

ziper-sobre-forro
costurar-o-ziper

7 – Amplie as imagens e veja a costura onde foi passada. Praticamente pronto! Rebater a costura ao lado do zíper e fechar o forro do outro lado, mantendo o lado do avesso para fora, assim:

rebater-costura
forro-aberto
forro-fechado

8 – A partir daqui, a montagem da bolsa é aquela que já se conhece:colocar a bolsa dentro do forro, direito com direito dos tecidos, fazer o box no fundo do forro (pois se presume que os da bolsa já estejam prontos) e fechar ao redor do topo da bolsa, não se esquecendo de deixar uma abertura no fundo do forro para virar.

forro-direito-com-direito
fechamento-bolsa-com-forro
forro-e-bolsa
forro-bolsa-rebater

Agora é só rebater a costura e, com isso, fechar a abertura por onde sua bolsa virou.
Bem legal, né? O site de onde tirei essas fotos é russo e demonstra esse modo de fechamento interno e também o outro que já conhecemos e que irão reconhecer na página. Destaquei aqui apenas o modo menos comum para ficar melhor o entendimento.  A partir de então  vale a pena olhar as demais fotos e explicações AQUI.

Espero que gostem e utilizem o método. É bom testar para ver como se saem….Smiley piscando

Esta entrada foi publicada em Fechamento interno de outro modo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.