Traçando um molde de mochila desde o começo.

 

Para quem gosta de modelar, vamos às explicações de como fazer o molde da mochila do post anterior?

Se buscarem na Net verão uma infinidade de modelos, incluindo as feitas em couros e sintéticos, que partem dessa modelagem. Poderão fazer o mesmo, até porque todos os desdobramentos abaixo eu encontrei (depois de fazer meus moldes….rererere…) no site do autor do trabalho. Então, vamos lá:

Medidas APROXIMADAS da mochila: 35,5 cm de altura x 30,5 cm de largura x 18 cm de fundo (profundidade)

De posse dessas medidas é traçar o molde seguindo as explicações do gráfico. A partir do aprendizado desses passos, você traça o seu próprio, com medidas e modelo personalizados.

 molde-corpo-mochila

Click na imagem para aumentar

MOLDE

O molde desta mochila é desenhado tendo-se como base um retângulo cujo traçado depende da medida da ESCALA DO DESENHO.

E a ESCALA DO DESENHO é a medida da profundidade da mochila, do fundo que queremos para ela. Neste exemplo, a medida escolhida foi 18 cm. Mas você pode fazer com a medida que desejar, sabendo que esta medida vai definir a elaboração do molde por inteiro. Alegre

image

A profundidade da bolsa é a medida da altura do retângulo que será o fundo da bolsa. Parece complicado, mas não é. Em tempos de tudo pronto, convenhamos, a gente PRECISA fazer um pouco de exercício com a mente, concordam? Quer dizer, então, que essa medida é a nossa ESCALA?  Isso mesmo! Alegre

Portanto você precisará desta ESCALA DO DESENHO para fazer o traçado de TODO O MOLDE. O super interessante aqui é que você NÃO parte das medidas de largura e altura para chegar ao molde final. É a medida da ESCALA no traçado do desenho que te fará chegar às medidas finais.

Vamos tentar fazer? Eu explico bem devagarinho….rererere…….e você vai tentando aí também, traçando cada passo e entendendo o processo. Depois desse exercício, irá gostar, aposto.

Nesta postagem vamos traçar o retângulo ABCD que você verá representado na primeira imagem do post.

Vamos começar pela reta AB. Qual a medida dela? Ah…….Qual? Smiley confuso  Agora começa a nossa matemática e o único valor que temos para calcular essa medida: a ESCALA (18 cm)

AB = escala vezes 2 e menos 5. AB=18 x 2 – 5 = 31 cm
AB = 31 cm

Para completar o retângulo AC e BD, a medida é de 51 cm. Por que 51? De onde veio esse valor? É o resultado da soma da largura da frente da mochila + sua lateral. Certamente o autor do projeto fez esses cálculos previamente e vocês poderão entendê-lo facilmente depois de fecharmos essa parte do desenho.

O próximo passo é olhar a reta que corta o retângulo ao meio. Começa no número 1 e termina no número 2.

A distância entre AB é dividida ao meio para se encontrar o valor 1 e 2.

AB:2 = 15,5 cm

E o número 3?

O ponto 3 que parte de 1 é igual a duas vezes a escala 18 menos 5.

Ponto 3 =18×2-5=31 cm

Ponto 3 = 31 cm. Você parte de 1 e nos 31 cm da régua você marca o número 3.

Acabamos de achar a largura da frente da mochila (sem o recorte)

Daí é só traçar a reta que encontra 4 e 5.

Muita fumaça na cabeça ? Não, né? Volto daqui a pouco…..Smiley confuso

Comments

comments

Esta entrada foi publicada em Traçando um molde de mochila desde o começo.. Adicione o link permanente aos seus favoritos.