Molde e tutorial da bolsinha com alças diferentes.

moldealcas

Pessoal, esse é o molde para fazer aquela bolsinha do post anterior com as alcinhas diferentes do modo como estamos acostumados a fazer. Traçar o molde é muito simples e vocês estão vendo bem aí na imagem.

Este representa apenas a metade e foi feito assim:

1 – um retângulo de 11,7 cm aproximadamente de largura x 17,5 cm de altura

2 – na parte de cima, vc mede mais 3 cm (largura da alça que vai usar) a partir daquela marca e traça uma curvinha para cima, no máximo com uma elevação de 1,0 cm a partir da base da reta onde se apoia:modelomolde

3 -arredondar a extremidade como está na figura. Eu usei uma tampa redonda e pronto.

Esses 3,0 cm a mais que se coloca na medida do retângulo é o encaixe da alça e também a dobra que vai ficar arredondada ao ser construída a bolsinha com seu fechamento.

Ufa! Espero que tenha sido simples de entender, pois é importante saber fazer o traçado do molde e compreendê-lo graficamente para que muita coisa bonita e criativa possa nascer a partir daí. Em todo o caso, o primeiro desenho é o molde no tamanho natural, tá?

Medidas do canal do zíper:

2 faixas de 5 cm de largura x 34,5 cm

Fundo e laterais : 48 cm x 10,5 cm

Comprimento das alças: as minhas estão com 40 cm, mas podem ser menor, acho que ficam mais bonitinhas

Importante: para dar certo o encaixe dessas peças é necessário medir o contorno  da peça inteira e testar se essas medidas fornecidas vão funcionar com o tecido e a estrutura que você está usando em sua peça.

Eu fiz em tricoline dublada sem manta e com um pezinho de máquina (industrial) na costura de toda a bolsinha. Pode ser que ao fazer em sintético ou/e em máquina doméstica, onde os calcadores costumam ser mais largos, as medidas se modifiquem um pouco. Então, sempre que se fizer esse tipo de trabalho com canal de zíper e fole é muito importante você conferir as medidas do seu trabalho. Só assim consegui fazer minhas bolsas darem certo nesse modelo. Alegre

Esta entrada foi publicada em Molde e tutorial da bolsinha com alças diferentes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.