Bolsinha charmosa e molde gratuito em PDF

bolsinha-morning

O modelo da bolsinha é muito bonitinho e tem os moldes gratuitos em PDF para imprimir, cortar e confeccionar. Esse medalhão no meio da tampa de fechamento é opcional, mas pode ser um recurso interessante para quem desejar enfeitar com estampa ou até bordado, é um espaço para a criatividade, sem dúvida, inclusive a modelagem traz o molde do círculo para recortar o tecido e outro molde para utilizar na costura de acabamento.

Para quem não desejar fazer a bolsinha com o recorte é só cortar os moldes inteiros  e ignorar os círculos. Fica bacana fazer em tecidos bem estruturados (por ser pequena, leva pouco material) e também em sintéticos diversos, o resultado será sempre bonito. Alegre

Tem um detalhe no corpo da bolsinha que a deixa arredondada, uma pregazinha marcada no molde, ligeiramente diferente das pences que já conhecemos. Esses detalhes é que dão o charme na modelagem. Observem também que no molde da tampa está a marcação do círculo a ser recortado e também a marcação do botão magnético.

Você pode fazer uma alça para usar a bolsinha atravessada no corpo (crossbody), mas também pode criar uma alcinha de mão, modificando, assim,  sua utilização.

Para facilitar o entendimento dos moldes, uma vez que eu não posso fazer a tradução do documento por causa dos direitos autorais, eu vou colocar as imagens em tamanho pequeno para explicar o que significa cada uma delas:

image

O molde é cortado na dobra do tecido (FOLD). E a posição do botão magnético encontra-se marcado em MAGNETIC SNAP.

Esta é a representação do corpo da bolsinha (BODY A) que deverá ser cortada duas vezes no tecido externo principal, 2 vezes no tecido do forro (lining), 4 vezes na entretela termocolante de algodão e 2 vezes na manta. Na parte curva do molde, os traços indicam a direção para a qual se deve fazer uma pequena prega no tecido (pleat direction)

image

O molde da tampa da bolsinha (Flap B): cortar 2 vezes no tecido exterior principal, 2 vezes na entretela termo colante de algodão, cortar 2 vezes na manta (cortando menor do que o molde para o espaço da costura)

Accent Circle center é a marcação do molde redondo para cortar o círculo do medalhão e Magnetic Snap, a marca do botão magnético.

 

Os demais moldes que encontrarão no PDF referem-se ao bolso e aos moldes do círculo: o maior é para cortar o tecido e deixar vazado para se colocar a estampa e o menor é um guia de costura que vai aparecer nas imagens explicativas do documento.

A estrutura utilizada neste trabalho é a escolhida pela autora do projeto: note que ela emprega uma entretela termo-colante de algodão e a manta, mas ao fazer a sua bolsinha cada um estrutura o tecido a seu modo, mesmo porque existem sintéticos que dispensam o uso de qualquer estrutura adicional, portanto isso fica a critério de cada um, certo? Alegre

Para visitar o site da autora e fazer o download do projeto clique AQUI e siga as instruções como se fosse comprar o molde, mas que vai conduzir ao download gratuito. Vale a pena conhecer os demais moldes, todos muito bem feitos, gosto muito. E não se esqueça de usar o tradutor do Google quando houver dúvidas. Idiomas estrangeiros, hoje em dia, não podem ser obstáculos para aprender e fazer, ok? Smiley piscando

Esta entrada foi publicada em Bolsinha charmosa e PDF gratuito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.