Necessaire romântica para viajantes não necessariamente românticos :)

Uma nécessaire que pode ser pendurada para facilitar seu manuseio. Fácil de fazer, seguindo as imagens abaixo e o diagrama com as medidas.

necessaire1

O que torna ainda mais delicado esse trabalho é o jogo da estamparia dos tecidos: eles se compõem em florais com fundos contrastantes e o listradinho. Então a primeira parte desse trabalho consiste em separar os tecidos que você vai empregar nessa combinação. Aqui foram utilizados 3 estampas diferentes.

necessaire-3

Nesta imagem você encontra as medidas e o modo de fazer a modelagem e a distribuição dos bolsos que compõem a necessaire: o retângulo em sua medida cheia tem 25 cm de largura x 50 cm de altura. E pode ser maior ou menor conforme a sua necessidade, você pode ir aumentado de 5 cm em 5 cm, ou diminuindo do mesmo modo. Observe que as extremidades são arredondadas dentro de um espaço de 5 cm; isso é feito com qualquer objeto, template ou mesmo compasso. Cada espaço (A-B-C-D) tem uma dimensão que é marcada na lateral do diagrama e que servirá de guia para o corte dos bolsinhos. Certo?

necessaire-2

Acima você tem o esboço do produto depois de terminado: o primeiro bolso é fechado com zíper e é transparente. Os demais bolsinhos são feitos com outra estampa e recebem uma divisão em 3 através da costura e, finalmente, o bolso inferior com acabamento em viés. Aliás, o viés dá acabamento nos outros bolsos, conferindo muito charme e delicadeza ao trabalho, uma vez que é coordenado com os demais e faz parte do fundo da necessaire.

Uma boa sugestão para começar o ano, o que acham? Embora tenhamos tantos outros tutoriais do mesmo tema, esse aqui tem um enfoque bem interessante na coordenação dos tecidos e na elaboração precisa de um molde que é sempre importante como ponto de partida para qualquer trabalho de costura que se pretenda fazer.

Trace o seu molde, coloque sobre cada parte desse molde uma referência do tecido correspondente a ele e só depois parta para a confecção da sua necessaire.

O viés será cortado do tecido utilizado na peça, portanto corte-o no sentido enviesado do tecido, pelo menos aquele que vai contornar tudo, o que inclui as partes arredondadas que só ficarão bem feitas se o viés for cortado desse modo.

Para o post original acesse AQUI e utilize o tradutor do Google, né? Smiley piscando

Esta entrada foi publicada em Necessaire romântica para viajantes. Adicione o link permanente aos seus favoritos.