Como interpretar e traçar um molde a partir de um esboço

 

Vamos fazer um molde, ou melhor, redesenhá-lo a partir de nosso entendimento?

A bolsa fica muito bonita e é bem verão e praia, mas o esboço dos desenhos e medidas é muito pequeno, está em outro idioma e aquelas coisas que a gente já sabe, né?

Fiz o meu molde, é bem grande, poderão imprimir caso saibam configurar na impressora como pôster, mas, na verdade, o ideal é entender e traçar seu próprio molde. O original é este aqui:

imagem-bolsa-jp

MEDIDAS:

  • linha de cima, topo da bolsa, tem 28 cm de largura,
  • a altura é de 38 cm
  • e a linha de base tem 49 cm (arredondei o meu para 48 cm).
  • O traçado dessas medidas se assemelha a um triângulo.

COMO TRAÇAR O CORPO DA BOLSA (FRENTE E COSTAS)

  1. Na base de 49 cm  fazer um traço de 6 cm para dentro, bem nas extremidades, na junção das duas linhas na base.
  2. Arredondar a partir dessa entrada de 6,0 cm.
  3. Em cada extremidade arredondada do fundo criar duas pences de 2,5 cm de largura que serão dobradas como duas preguinhas: o desenho mostra bem a localização dessas preguinhas.
  4. Tome por base a distância de 12 cm a partir do meio do molde para fora e encontre a primeira marcação dessas preguinhas.
  5. Na linha superiorde 28 cm de largura vamos descer 6,0 cm e fazer um traço de um ponto a outro na largura da bolsa como se vê na figura.
  6. A partir dessa mesma linha, descer 1,5 cm no meio do molde e fazer uma curva suave das extremidades laterais do molde para o meio como se vê na imagem acima
  7. A partir da mesma linha marcar 3,0 cm para baixo e marcar o local do  botão, se quiser.

ALÇAS

As alças são costuradas a partir da base da bolsa até em cima, fazendo um arco de 48 cm na parte superior como se vê na imagem. Veja abaixo o meu molde, está no tamanho real, é só clicar sobre a imagem para ver a aplicação de todas as explicações dadas acima.

Passei no scanner em partes, depois uni em um programa gráfico, foi bem ruinzinho de fazer…affff…..

 

bolsa-grande-casual

Tem uma linha perpendicular sobrando, não levem em consideração. As linhas paralelas até o final referem-se às alças e as pences acham-se marcadas no fundo arredondado. Enfim, é fácil de fazer, certo?

No próximo post vamos desenhar o fundo e as laterais.

Esta entrada foi publicada em Como interpretar e traçar um molde a partir de esboço. Adicione o link permanente aos seus favoritos.