Clutch diferentona com tutorial e moldes :)

clutch-kokka

A clutch (necessaire é super diferente na forma de traçar o molde, adorei e vou fazer a minha, mas antes quero deixar aqui as instruções de como fazer e o molde em tamanho original para quem não quiser fazer o seu. Lembrando sempre que saber fazer o molde é importante na hora de personalizar as medidas do seu trabalho. Então, vamos lá:

instrucoes1

Nesta imagem o modo de traçar o molde e a caixinha de leite bastante diferente da que usualmente fazemos: o papel aqui está dobrado e o desenho é da metade do molde que é usado sobre a dobra do tecido, cortando-o dobrado.

  1. Retângulo de 15,5 cm de largura (metade) x 25 cm de altura
  2. Para traçar a lateral e a “caixinha de leite”, você deve dividir a linha à direita nas medidas indicadas e fazer os traços em linha reta como demonstrado acima. O molde vai ficar assim:

molde-clutch

Se quiser, clique sobre a imagem e salve o molde em tamanho real.

Para fazer essa necessaire o processo é o mesmo de tantas outras que se fazem com zíper e forro. As instruções do tutorial estão desenhadas e vou esboçar aqui rapidamente:

colocar-ziper

1 –Colocação do Zíper –
Depois de cortar duas vezes no tecido principal e duas vezes no tecido do forro, estruture o tecido externo do modo que preferir e parta para colocar o zíper, seguindo as instruções:

  • Com o lado direito do tecido para cima, coloque o zíper sobre a borda desse tecido com o lado direito tocando o tecido e o avesso para cima. Em seguida, coloque o tecido do forro com a borda alinhada ao zíper, avesso para cima e lado direito para baixo, formando um sanduíche e costure um dos lados desse zíper (exatamente como se faz em qualquer necessaire simples)
  • Repita esse processo seguindo os mesmos passos anteriores para costurar o outro lado do zíper. Veja na imagem:

Outer fabric = tecido externo. Front Side = tecido no lado direito

Lining Fabric = tecido do forro. Reverse side = avesso do tecido

Na verdade, você está fazendo uma necessaire comum com instruções já vistas em outros tutoriais e vídeos.

colocar-ziper2

2 – Fechamento da necessaire:

  • Coloque de um lado os dois forros direito com direito do tecido e avesso para cima (veja imagem). Costure seguindo onde estão os pontilhados no gráfico e deixe uma abertura sem costurar de 16 cm para virar.
  • Do outro lado, o lado externo do tecido direito com direito do tecido e avesso para cima (veja o gráfico). Costure seguindo onde estão os pontilhados no gráfico.
  • observe que as “caixinhas de leite” ficaram sem costurar.

fechando-caixinha-de-leite

 

3 – Feche as caixinhas de leite do forro e do tecido externo. No gráfico SIDE é a representação do lado da bolsinha e Bottom o fundo. Sew at 1 cm significa fazer a costura com margem de 1 cm.

finalizando

4 – Para finalizar, coloque a bolsinha do lado direito, acerte o seu formato, costure a abertura deixada no forro e está pronto. O formato dela é super bonitinho, vão curtir fazer.Smiley piscando

O tutorial em PDF está AQUI

Esta entrada foi publicada em Clutch diferentona. Adicione o link permanente aos seus favoritos.