Bolsa e múltiplos bolsos. Tutorial traduzido e com molde.

 

 

bolsa-com-bolsos

A bolsa é feita de brim ou qualquer outro tecido de algodão encorpado. Leva manta grossa e entretela mais fina em sua elaboração e ensina bastante sobre bolsos, pespontos e montagem. Achei bastante pedagógica e resolvi fazer a tradução da primeira parte para ficar mais fácil principalmente para os principiantes. Acredito que o retante do tutorial vai ser mais simples de entender usando o tradutor da página do tutorial. Os ilhoses e botões foram colocados utilizando-se marca e ferramentas locais. Acredito que cada um que deseje fazer uma bolsa desse tipo encontrará em sua cidade ou nas lojas brasileiras, online, ou não, uma enorme variedade de aviamentos e ferramentas tão boas e bonitas quanto. Aqui a dica é mesmo sobre a montagem de uma bolsa bem simples com pespontos que deixam o produto muito charmoso. Espero que gostem!

bolsa-lona-roxa

Para começar a fazer a bolsa:

1. Faça o download do molde da aba (flap) do bolsa. Você vai imprimir esse molde na escala 100%
2. Cortar o molde nas linhas sólidas.
3. No tecido principal corte:
dois retângulos de 27,5 cm de largura por 37,5 cm de altura para o painel A
dois retângulos de 16,25 cm por 37,5 cm de altura para o painel B
dois retângulos para o bolso a de 17,5 cm por 20 cm para o bolso A
dois retângulos de 16,25 cm por 20 cm para o bolso B
duas tiras para as alças de 75 cm por 6,25 cm
um retângulo para o fundo de 27,5 cm por 16,25 cm.

Com o molde corte duas vezes a aba do bolso.

bolso-flap4 – No tecido do forro corte:
um retângulo de 80cm x 27,5 cm.
dois retângulos de  17,5 cm  x 20 cm para o bolso A 
dois retângulos de 16,25 cm x 20 cm para o bolso
um retângulo de 17,5 cm x 27,5 cm para o forro do bolso
um retângulo de 27,5 cm x 16,25 para a base(fundo)
Corte duas vezes a aba do bolso utilizando o molde.

5 –Na entretela fina corte:
1.uma tira de 10 cm x 77,5 cm para a parte superior
dois retângulos de  15 cm x 17,5 cm para o bolso A
dois retângulos de 13,75 cm x 17,5 cm para o bolso B
um retângulo de 15 cm x 12,5 cm para o forro do bolso
Usando as linhas internas do molde, corte duas abas do bolso.
Na manta termo colante, corte 1 retângulo de 77,5cm x 26,25 cm.

  1. Na manta, corte um retângulo de 25 cm x 13,75 cm.

Na máquina de costura e tábua de passar roupa

Estruturando a peça
1. Coloque a entretela no avesso de cada parte do bolso, centralizando-a e mantendo ao redor um pedaço de mais ou menos um centímetro de tecido. bolso-entretela2. Tenha especial cuidado para centralizar a entretela em cada aba do bolso.aba-do-bolso-com-interfaceBolso A
1. Com a entretela colada no avesso do bolso coloque o bolso A lado direito com lado direito do tecido do forro e alfinete ambas as peças deixando apenas a parte do fundo aberta sem costurar.
2. Usando margem de costura de um pezinho de máquina,costure ao redor de ambos os lados e no topo no bolso, reforçando cada canto.
3. Passe as costuras mantendo-as abertas, dê piques nos cantos com a tesoura.
4. Vire o bolso pro lado direito e passe a ferro, repita o mesmo procedimento para o outro bolso A.
Bolso B
1. Com a entretela colada no bolso B, junte direito do tecido principal com direito do forro do bolso B, prenda ambas as peças apenas na parte superior, deixando os lados e o fundo abertos, sem costurá-los.
2. Usando um pé de máquina como margem de costura, costure a parte superior do bolso, vire para o lado direito acertando as laterais e o fundo mantendo assentado no ferro.
3. Encontre o centro do painel do bolso, com a utilização de uma caneta ou lápis desenhe uma linha vertical ao longo do centro, não se esqueça de utilizar uma caneta ou lápis próprio para tecido.
bolso-linha-do-centro4. Repita o mesmo procedimento para o outro bolso B.
5. Coloque na máquina de costura uma linha contrastante, aumente o número do ponto e coloque uma agulha dupla.
6. Usando a linha que você acabou de traçar como guia, pesponte o centro de cada bolso com essa agulha dupla. Poderá fazer um pesponto simples, se assim desejar. Alegrebolso-pesponto

Abas do Bolso B
1. Coloque o bolso no tecido principal direito com o direito do bolso no tecido do forro e alfinete as duas partes deixando uma abertura de cinco centímetros na parte reta, superior, para virar
2. Recoloque na máquina a linha normal, volte  o comprimento do ponto para a configuração anterior e recoloque a agulha padrão.
3. Costure a aba do bolso ao redor mantendo a abertura para virar.
4. Faça piques nos cantos e nas curvas antes de virar.
aba-pique-nas-curvas
5. Através da abertura deixada vire a aba do bolso para o lado direito; introduza um material pontudo, tipo agulha de tricô, e com cuidado acerte os cantos e os lados curvos das abas.
6. Mude novamente a linha da máquina para pespontar, aumentando o ponto.
7. Pesponte as laterais, o fundo e as pontas menos a parte superior da aba.
8. Observe a imagem abaixo: coloque o molde sobre a aba do bolso e faça a marcação do botão.

aba-do-bolso-molde

9. Neste lugar marcado você fará uma casa de botão do tamanho que você configurar para a sua bolsa. Esta casa de botão poderá ser feita na sua máquina de costura ou à mão, como preferir, e você também poderá fazer um outro tipo de fechamento utilizando um botão metálico, por exemplo, ou um botão imantado ou mesmo rebite.

bolso-casa-de-botao

Colocação dos bolsos nos painéis laterais

1. Pegue os dois painéis A de 27,5 cm por 37,5 cm e os dois bolsos A, aqueles com os lados e o topo terminados.
2. Coloque os dois painéis laterais com lado direito para cima sobre a área de trabalho. Centralize um bolso em cada painel. O fundo e o lado descosturado dos bolsos devem ficar rentes com o fundo sem costura do painel lateral. Alfinete o bolso neste lugar conforme a imagem.

bolso-na-lateral

3. Se necessário alimente sua máquina com a linha contrastante no carretel e na bobina e aumente novamente o comprimento do ponto.
4. Costure bem na beirada de cada lado do bolso para prendê-lo no painel; se você observar na imagem abaixo verá que foi utilizado um pezinho de máquina próprio para costuras em beiradas estreitas.

bolso-costura-na-beirada5. Pegue os dois painéis laterais B de seis e meio por 15 e os dois bolsos terminados B e também as abas.
6. Coloque os dois painéis com o lado direito para cima sobre sua área de serviço. Posicione um bolso sobre cada painel. As beiradas do fundo e laterais do bolso sem costura devem ficar rentes com o fundo e lateral sem costura do painel lateral. Alfinete no lugar.
7. Alfinete a aba do bolso 1,25 centímetros acima de cada bolso, centralizando a ponta da aba do bolso sobre a base do pesponto vertical do bolso, o que significa que as laterais dessa aba devem assentar-se exatamente um pouco acima de 1,25 cm para dentro a partir de cada beirada do painel lateral. Olhe a imagem abaixo:

bolso-distancia-aba 8. A máquina deverá ainda estar com a linha contrastante na bobina e no carretel para o pesponto no passo seguinte.
9. Pesponte a beirada superior da aba do bolso para prendê-la na bolsa. Você está costurando todas as camadas: o painel lateral e a aba do bolso. Use costura de arremate no começo e no final.

bolso-aba-pesponto

Botões 
Nesta parte do tutorial você vai encontrar a explicação para a colocação de um botão específico de metal, não vou entrar em detalhes sobre o botão que deverá ser da sua escolha.
Quanto à aba do bolso, se for caseada apenas dobre-a para ficar no lugar e poder encontrar  a marcação certa para o botão.

botao-marcacao

Montagem dos painéis externos da bolsa

1. Junte um painel A com painel B, unindo direito com direito dos dois. Alfinete-os ao longo da lateral de 37,5 cm prendendo também as bordas sem costura do bolso básico B entre as camadas, exceto a aba do bolso.
2. Recoloque a linha normal na máquina bem como o comprimento do ponto.
3. Passe uma costura de um pé de máquina prendendo a parte alfinetada.
4. Do mesmo modo alfinete o outro painel A à outra borda do primeiro painel B. Passe uma costura de um pé de máquina.
5. E finalmente, do mesmo modo, alfinete o outro Painel B à borda do segundo painel A. Passe uma costura de um pé de máquina.
6. Você tem agora quatro painés costurados na seguinte ordem: A – B – A – B. O desenho abaixo mostra a bolsa completamente terminada em uma perspectiva plana. Obviamente não se tem a parte de cima terminada, mas o desenho permite visualizar a sequência dos painéis e colocação de bolsos.

bolsa-parte-exterior
As medidas nesta imagem encontram-se em polegadas. Para transformá-las em centímetros é só multiplicar por 2,5 cm. Exemplo: 6” (polegadas/inches) = 6 x 2,5 = 15 cm.

Para a continuidade do tutorial com muitas fotos cliquem AQUI

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *