Bolsa vintage. Modelagem–Parte 1 –

 

 

Parte 2 AQUI

Prometi  há um bom tempo decifrar esta modelagem vintage. Levou algum tempo porque é exatamente ele, o tempo, que passa muito depressa e nos fica faltando para tantas tarefas. Esta página é retirada de uma revista antiga dos idos de 50, acho que deve ter uns 60 anos, mais ou menos, e ela nos traz o molde de uma bolsinha que se encontra desenhada entre os gráficos. Na verdade, eu montei este molde rapidamente, é bastante interessante e inspirador e acho até que possa ajudar algumas pessoas a criar seu próprio design e, consequentemente, sua releitura do modelo.
É bem importante estarmos atentos às marcações que os moldes trazem, olhar aqui na imagem original e transferi-las para os moldes impressos quando necessário.

molde-vintage

1 – Os moldes estão agrupados em uma só página e deverão ser destacados conforme seu tracejado que também identifica cada uma dessas partes.

2 – Traçado reto, sem interrupção possui duas partes dobráveis, a lateral e a parte mais estreita, superior. O ideal é cortar no papel dobrado na lateral e ao posicionar sobre o tecido dobrá-lo apenas na parte superior, estreita.

 

lateralmolde

 

 

 

 

moldevintagelateral

Se quiser usar este molde, clique sobre ele e imprima, está no tamanho original. Não se esqueça de transferir as marcações que estão no artigo original para o molde impresso.

Ao cortar com o tecido dobrado ele ficará exatamente assim:

moldevintagelateraltotal

Se quiser usar o molde, clique sobre ele para obter o tamanho original e imprima.

No passo a passo da revista antiga a parte lateral corresponde a esta imagem marcada e com o número 1, sem o meio, que se refere a outra parte do molde. A seta mostra também o viés que deverá ser costurado ao longo desta parte do molde. Veja que se vai colocar o viés nas duas bordas (externa e interna) do molde oval que está logo abaixo.

explicalateral

 

3 – Logo abaixo do molde com traço reto tem um outro com traços grandes interrompidos, este molde tem duas linhas retas e uma linha curva e se refere à parte de cima da bolsinha, aquela na qual é costurado o zíper. Ele também tem dobra na lateral e na parte de cima. Observe sempre as marcações. Aconselho que se proceda como no primeiro molde.

topovintagemolde

topovintagemoldeparte

Ao clicar sobre as imagens, ela fica no tamanho original para ser impresso.

4 – O fundo da bolsa é praticamente um retângulo com arredondamento em uma das bordas:

fundovintage

A imagem é esta, ao clicar sobre ela abrirá no tamanho original. Eu limpei os outros gráficos e reforcei o pontilhado para ficar mais fácil de compreender e imprimir. Perceba a dobra lateral e a dobra na parte superior. Abaixo a imagem duplicada, ao clicar sobre ela ficará no tamanho original.

fundovintagedobrado

Depois de imprimir, reforce as marcações e observe que as linhas retas são desenhadas com certa inclinação o que é bom conferir, talvez seja melhor imprimir o desenho anterior, sem dobra, transferir a imagem para um papel, dobrá-lo na linha de dobra e cortar para ver se é isso mesmo que eu fiz no programa gráfico.

Na próxima postagem continuamos o que falta sobre a modelagem e começamos a falar da montagem da bolsa, ok??

té mais….

Parte 2 AQUI

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *