Bolsinha Vintage: modo de fazer – Parte 1 –

 

Os desenhos são bem simples, mas ensinam e é desse modo que se comunicavam com as senhoras e “moçoilas” da época….

A bolsa é feita em tecido grosso, o Tweed e, portanto, não se enfatiza muito a estrutura, apenas sugerem usar “interfacing”, uma entretela leve provavelmente.

Os demais detalhes estão sendo colocados conforme destaco as partes do passo-a-passo e no próximo post prometo terminar, ok?

 

vintageoriginalrevista

image

1 – Aqui você vê o desenho das partes que compõem a bolsa: fundo, laterais e topo onde se vai colocar o zíper.image

2 – Neste desenho, observe as marcações que você também deverá fazer no seu trabalho e neste passo é explicado que cada uma dessas partes deve receber a entretela (estrutura) no avesso da bolsa, prendendo-se com alinhavo.

image

3 – Topo da bolsa: entre as duas marcações que se vê nos lados, é feito um traço de 22,5 cm x 1,25 cm para a abertura do zíper. Aqui é colocado um zíper embutido e feito reforço em cada extremidade desse zíper. Esse tipo de zíper é o mesmo de bolsos e bolsas e vocês podem encontrar explicações em diversos tutoriais no Youtube, por exemplo.

 

image

4 – Neste passo, é ensinado a se fazer o vivo com o tecido indicado no tutorial: pega-se o material que se vai utilizar como vivo e encapa com o tecido costurando na extremidade aberta, deixando-o justinho e firme como fazemos os nossos hoje em dia.

Modelagem:

Parte 1 AQUI

Parte 2 AQUI

Modo de Fazer – Final – AQUI

Esta entrada foi publicada em Bolsinha Vintage: modo de fazer–Parte 1 -. Adicione o link permanente aos seus favoritos.