Sacola de lona com aplicação em tecido. Uma idéia com instruções.

Sacola Patch

Esta é a foto de uma sacola de lona com aplicações de retalhinhos coloridos. Ganhei de presente e achei uma boa idéia dividir com vocês as informações nela contidas.
Eu já vi algumas na Internet e sempre me passou meio batido, acho que não reparei direito. Mas pessoalmente é muiiito bonita, alegre, elegante, tudo de bom! E está bem ao nosso alcance entendê-la e usá-la como estímulo para nossas tão queridas sacolas de compras, de livros, de cadernos, de costuras e tantas outras idéias que sempre fervilham em nossas cabeças.

O tecido usado nesta é lona azul marinho e mede 37 cm de largura (sem incluir costuras) X 47,5 cm de altura, sendo que vai ser feita uma vira de 4,5 cm para dentro da sacola, deixando-a com 43 cm de altura.

Os quadradinhos aplicados são um charme à parte, amei! Além do aproveitamento de retalhinhos que isso representa, certo?
Daí que se contarem na foto verão 24 quadradinhos de tecido de algodão com estampas diversas onde o arranjo de cores e estampas é decisivo e uma delícia de fazer!
Medem 6 x 6 cm e estão distribuídos no tecido de modo que distam 2,0 cm um do outro e 3 cm nas extremidades laterais e do fundo para cima. Começam a ser aplicados a 11 cm da boca da sacola, conforme a imagem abaixo.

image

Os quadradinhos são cortados e colados com entretela aderente para aplicações sobre o tecido previamente marcado e em seguida aplicados à máquina em ponto fechadoimage

O botão de madeira é grande – cerca de 3,5 cm –  e fecha a bolsa com o mesmo cadarço das alças com a diferença que este é dobrado ao meio e costurado no  sentido do comprimento. Tem 35 cm de comprimento e é preso à bolsa como se vê abaixo

image

A alça consiste em dois pedaços de cadarço de 3 cm de largura por 80 cm de comprimento. São pregadas do jeito que se vê na imagem, pois a sacola não possui forro.

Fica a idéia para quem curte fazer esse tipo de trabalho. É muito mais bonito do que mostram as fotos mas sei também que serão capazes de criar seus modelos tão bonitos quanto ou até mais!!
O trabalho é rústico em função do tecido empregado, não usa forros ou bolsos e tem alças e fecho aplicados com bastante capricho sobre a dobra interna de 4,5 cm da sacola.

E para quem deseja aproveitar a idéia e usar medidas diferentes é só fazer os cálculos para a aplicação dos quadradinhos que também poderão ser maiores ou menores conforme o tamanho do trabalho pronto.

Espero que tenham gostado tanto quanto eu!

Esta entrada foi publicada em Artesanato com Retalhinhos de Tecido, Patchwork, Sacolas de compras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.