Calculando o diâmetro da circunferência para o fundo de uma bolsa redonda. Muito útil!

De 2012 para hoje…..Uma dica bem bacana nas modelagens redondas. Olha o valor de Pi aí, pessoal!! 

Uma dica interessante que ensina a calcular corretamente o diâmetro de uma circunferência para se cortar, em seguida, o fundo de uma peça redonda. É bem interessante, veja:

Em primeiro lugar, você dobra o “tubo” de tecido e mede sua largura como vê na foto com a fita métrica:

diametro

Como o tecido encontra-se dobrado, eu vou multiplicar o valor obtido (27,5 cm) por 2, como se fossem a parte da frente e a parte de trás da peça. O resultado é 55 centímetros.
Para fazer o molde do fundo redondo que se ajuste corretamente a esse tubo, eu preciso do diâmetro da circunferência….Smiley pensativoSmiley confuso
Para tal eu divido o resultado anterior – 55 centímetros – por 3,14 cm. Quem sabe matemática vai entender o que é isso, e quem não sabe nem precisa quebrar a cabeça, é só dividir, pois a fórmula é correta e dará sempre certo. O resultado dessa divisão é 17,5 cm, daí acrescento 1 cm de costura para cada lado, pois ainda estamos lidando com a noção de dois lados : frente e costas e terei 17.5 cm + 2 cm = 19,5 centímetros, o tamanho da circunferência que será cortada para formar o fundo do meu trabalho.

circunferenciafundo

Olhando a imagem acima você entende que o primeiro traçado é de 17,5 cm sem costura e o traçado acrescenta os 2 cm de costura, o que resulta na medida de 19,5 cm. Com isso, a medida do fundo é exata e você pode aplicar essa fórmula sempre que for traçar um molde cujo fundo seja redondo.

Agora veja as demais fotos no tutorial original que ensina a cortar a circunfer~encia e dobrá-la em quatro para fazer a marcação correta para costurar à bolsa. Poderá usar o tradutor ou somente ver as fotos que já se entende bem aquilo que está sendo explicado.

Para quem faz moldes de bolsas, carteiras, cestos e outros artigos redondos essa é uma dica bem valiosa e vale a pena prosseguir nas explicações clicando nas fotos acima.

Esta entrada foi publicada em Dicas de Costura. Adicione o link permanente aos seus favoritos.