Mini quilts para principiantes e a técnica dos triângulos

triangulos

Para quem ainda está tentando começar trabalhos em Patchwork emendando retalhinhos bem cortadinhos este é um tutorial animador, pois parte de idéias simples e o trabalho terminado mede 40 x 40, ou seja, um mini quilt que ficará como amostra do que você conseguiu fazer.
São todos compostos por HSTs (half-square-triangles) Mas o que é isso, afinal? Smiley confuso
São triângulos cortados a partir de um quadradinho, ou melhor, um quadrado cortado na diagonal resulta em dois triângulos, assim:

tridiagonalPor se tratar de um trabalho que emenda retalhos (Patchwork), eu posso escolher duas estampas, ou uma estampa e uma cor lisa, ou duas cores lisas, enfim, a escolha é sua. Feito isso, eu corto um quadrado de cada padrão escolhido, tipo 5 centímetros x 5 centímetros.
Pego os dois quadrados de 5 x 5 , coloco-os direito com direito do tecido, ficando o avesso para o lado externo, como na foto acima.
Traço um risco bem no meio dos quadradinhos em diagonal
diagonalriscoE passo uma costura de cada lado dessa linha central, deixando um espaço de  0,6 cm entre a linha central riscada e a linha costurada paralela ao risco. Faço isso dos dois lados dessa linha.tricostura

Depois de feitas as costuras, uma em cada lado dessa linha central, é hora de cortar este quadrado em pequenos triângulos e para isso eu cortarei bem no meio, na linha traçada no início:

tricorte

Pronto, cada triângulo desses forma um quadrado de dois triângulos de tecidos diferentes, é só abrir cada um deles, abrir a costura e descartar os pedacinhos que sobraram, assim:

quadradopronto

E é com esses HSTs que você poderá criar uma série de arranjos para formar desenhos para seu quilt.Acompanhe o tutorial inteiro, clicando neste link:
http://fairyfacedesigns.blogspot.ie

Observe ali as várias opções de composições e comece a partir daí a treinar seus quilts.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Mini quilts para principiantes e a técnica dos triângulos

  1. Ju disse:

    Adorei, muito obrigada por compartilhar. Eu estava com dificuldades ainda para essa técnica e esse PAP vai ajudar muito!
    Beijo e um lindo domingo para vc!
    Ju
    http://www.decoupagebyju.com
    gertze@ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *