Como fazer bolso externo com zíper e embuti-lo na frente da bolsa

O bolso externo fechado por zíper pode enfeitar sacola, bolsas grandes ou pequenas, porta Ipods, celulares e outros. Além de conferir um visual bacana ao trabalho pronto, é de grande utilidade por ser um espaço fechado e mais reservado para se levarem objetos que não precisam ficar visíveis.

Há um bom tempo eu fiz uma bolsa de algodão cru com um desses bolsos, resolvi “estampá-lo” com um trabalho em foundation, uma bonequinha sunbonnet e ainda escondi o zíper com um viés vermelho:

bolsa_003

Então, a proposta desse post é ensinar a fazer um bolso simples, com zíper para ser aplicado na frente de uma bolsinha sem utilizar esses cadarços da minha bolsa ou mesmo o viés que esconde o zíper. O objetivo é mostrá-lo colorido, combinando com o tecido e destacando-se como um elemento decorativo da minha bolsinha, sendo preso nas costuras laterais dessa bolsinha, ao contrário da que se vê na foto acima. 
Em primeiro lugar, você pode fazer o bolso em Patchwork, usando a técnica que desejar: crazy, foundation ou mesmo a união de quadradinhos ou tiras ou mesmo utilizar o mesmo tecido da bolsa, sem grandes arroubos de patchworker Alegre
Assim como viram na bolsinha porta celular que publiquei recentemente, logo abaixo deste post.
Daí, o primeiro passo é entender que o zíper a ser utilizado precisa ser maior do que o bolso, assim eu corto as pontas e ele fica do tamanho do bolso.

Vamos fazer um bolso de 15 cm x 12 cm que será costurado sobre uma base (a frente da bolsinha) de 15 cm x 22 cm de altura

image

O primeiro passo é fazer o bolso:

1 – Cortar o bolso e o forro do bolso nas mesmas medidas: 15 x 12 cm . Se estiver usando entretela aderente ou manta, proceder à forração normalmente antes de fazer o bolso.

2 – Cortar uma tira de 15 cm de comprimento x 4,5 cm de altura do mesmo padrão do bolso e o forro desse pedaço nas mesmas medidas Esta parte do tecido é o que está marcado no gráfico como o tecido do zíper que servirá para prender esse bolso na bolsa, Na imagem de minha bolsa, veja uma pequena faixa florida no topo do bolso. É bem esse o tal pedaço que prende o bolso à bolsa. No caso deste exemplo estamos usando o mesmo padrão para o bolso e para esse tecido do zíper. É importante lembrar que o tecido do zíper de 15 x 4,5 cm deverá ter o forro e as forrações de entretela iguais ao bolso.

3 – Para um bolso dessa largura,15 cm, poderá empregar um zíper de 20 cm ou mais, as pontas ficarão para fora do bolso, sendo cortadas em seguida.

4 – Coloque o tecido do bolso com o lado direito para cima, olhando para você. Sobre ele, na beirada superior, coloque o zíper de bruços, ou seja, com o avesso dele olhando para você:

image

5 – Sobre o zíper, coloque o tecido do forro do bolso, de bruços, ou seja com o avesso olhando para você e o direito do tecido tocando o avesso do zíper:

 

6 – Com o pé de costurar zíper, faça uma costura ao longo do zíper, prendendo o tecido do bolso, zíper e forro, num sanduíche de três partes.

image

7 – Vire para trás o tecido do forro e pesponte a beirada do bolso com a parte do zíper aplicada.

8 – Faça o mesmo com o outro lado do zíper, utilizando, desta vez, a tira de 15 cm x 4, 5 cm e o forro, do mesmo tamanho. O zíper ficará pregado entre o bolso e esse topo que o prenderá à bolsa.

9 – Mantenha o cursor do zíper no meio para não esquecê-lo fora das costuras que serão feitas posteriormente.

10 – O bolso está pronto, forrado e com o zíper pregado no bolso e na outra parte que o irá prender à bolsa.

image

11 – As sobras do zíper continuam no bolso e manter o cursor no meio é importante na hora de prender esse bolso à bolsa.

12 – Para prender esse bolso de 15 x 12 cm sobre o corpo da bolsinha que tem 15 cm x 22 cm é super simples, vamos lá:
a ) coloque o corpo frontal da bolsinha (de 15 x 22 cm) com o lado direito para cima, olhando para você.
b)  coloque o bolsinho com zíper sobre esse corpo frontal da bolsa, acerte as beiradas laterais e inferior e marque com um traçado onde a linha superior do bolsinho está tocando (tanto faz avesso ou direito do bolso, pois estamos só acertando medidas)

image

c) Hora de prender o bolsinho na bolsa.. Pegue o bolso com o avesso para cima e coloque-o com a parte menor (o tecido do zíper) para baixo e a parte maior (o bolso) para cima. Toque a parte menor (tecido do zíper) na marcação feita no passo anterior e passe uma costura nesse tecido do zíper, prendendo, assim, o topo do bolso na bolsinha. Depois de costurar, vire o bolso para baixo, tornando-o do lado direito e preso à bolsa. Pesponte. As laterais estarão soltas, você poderá passar uma costura ou mesmo alinhavo para prender essas laterais. O zíper continua sobrando nas laterias e agora é hora de manter o cursor para dentro.

d) Costure a parte traseira da bolsa sobre a frente da bolsinha já com o bolso. Coloque-o com o avesso para cima, costure nas laterais e fundo, prendendo, dessa forma, as laterais do bolso e o zíper que terá agora as sobras cortadas. Não esqueceu o cursor fora, né? Pronto, desvire a bolsa para o lado direito e você terá o bolso com zíper embutido na bolsa e com um acabamento bacana. Exatamente como se viu naquela bolsinha porta celular e nessa bolsa que eu usei como exemplo também.

A imagem florida acima saiu de um tutorial que ensina a pregar zíper e a fazer uma necessaire que utiliza parte dessas instruções. Vale a pena olhar, é só clicar na foto florida.

E quem sabe vamos perdendo o medo do zíper e partimos para bolsas com bolsos fechados por zíper não só na parte de dentro, mas também na parte externa.

Detalhes de forro, abas, alças, etc… estão fora dessas explicações, pois o objetivo foi apenas demonstrar como fazer um bolso externo fechado por zíper e embutido na frente da bolsa. Tentem fazer e vejam o resultado, usem essas medidas e depois me contem se foi difícil.É delícia fazer, aprendi e amei!

Beijos de bom final de semana em todas as meninas e meninos leitores e amigos do Criar com Tecidos!

Esta entrada foi publicada em Bolso externo embutido. Adicione o link permanente aos seus favoritos.