Nécessaire com lateral charmosa. Molde e PAP.

Pessoal, achei essa nécessaire uma gracinha, fiz para testar e ver se havia algum passo muito diferente, gostei do resultado e achei legal dividir aqui o molde e algumas etapas do passo-a-passo. Na verdade, o modo de fazer e fechar a bolsinha é igual a todas as outras que conhecem. O que dá um charmezinho a mais são laterais mais abertas e a dica de picotar a extremidade das costuras do zíper para um bom acabamento do trabalho. Quanto ao molde, você poderá aumentá-lo ou diminuí-lo na opção de porcentagem na configuração da impressora. Este molde que está no post fez minha nécessaire com 20 cm de largura x 15 cm de altura sem contar o fundo, um tamanho bem legal, gostei bastante. 000_0010[2]

Não parecem dois pezinhos? Fica muito bonito, bem diferente!

000_0009[1]

E o molde é este abaixo com as laterais mais abertas dando mais charme à bolsinha. Clique para o tamanho normal.image

1 – Corte o tecido externo, o forro e a entretela de algodão termocolante  duas vezes.
2 – Aplique a entretela no lado do avesso do tecido externo da bolsinha.
000_0002 3 – Costure o zíper na parte arredondada, prendendo bem cada pedacinho por causa das curvas. Se não tem prática, faça isso com calma, acertando bem as beiradas do tecido/forro e zíper:000_0011

4 – Frente do tecido principal para cima, direito do zíper com o lado direito do tecido da nécessaire e por cima do avesso do zíper o forro com o lado avesso para cima: lado direito do forro com lado direito do tecido principal e entre eles o zíper (direito com direito do tecido principal). Feito esse sanduíche, alfinete tudo muito bem:

000_0014

6 – Tudo bem alfinetadinho. Olhe as pontas do zíper para fora, usei um maior do que o tamanho da nécessaire, acho mais fácil. Nesse ponto, você pode passar uma costura à máquina ao redor desse zíper para prender as três partes e depois usar o pé apropriado da máquina para costurá-lo certinho.

000_0017
Com o pé comum eu vou costurando mais para a ponta para prender o zíper e só depois vou me preocupar em fazer a costura que irá de fato prender o zíper às bordas do tecido.

7 – Faça o mesmo com o outro lado, observando que agora é o avesso do tecido principal que vai ficar para cima:

000_0020
Depois de colocar o zíper, ficará assim:

000_0022

8 – Vire do avesso e picote toda a curva para não enrugar o tecido:

000_0025

9 – Daqui pra frente é o mesmo procedimento que se fazem nas outras nécessaires: pespontar o zíper no lado de fora, fechar as laterais (forro e tecido principal), as extremidades inferiores tipo caixinha de leite, cortar as extremidades que sobraram do zíper, no lado do avesso, observando que este deverá estar meio aberto, com o puxador para dentro da nécessaire e deixar uma abertura no forro para virar o trabalho pro lado direito.

Esta entrada foi publicada em Necessaire. Adicione o link permanente aos seus favoritos.