Que tal um papo fora do tema??

Vamos sair do tema um pouquinho? Queria contar a vocês sobre uma outra paixão adquirida e que tem se tornado um delicioso vício: a saboaria artesanal e natural. Isso mesmo, fazer sabões como os de antigamente de nossas avós, o sabonete para a pele feito sem química, sem gordura animal, sem essências e corantes industriais. E quem disse que depois do primeiro sabão natural você volta ao industrial? Quase impossível!
Viver essas experiências é quase como mexer o caldeirão da bruxa e guardar fórmulas e mais fórmulas do tempo da vovó, do nosso tempo e também aquelas que vamos inventando. É um resgate da simplicidade. dos hábitos mais saudáveis e antigos.
Fazer sabão (ou sabonetes) é juntar elementos químicos da natureza e vê-los transformarem-se ali à sua frente em massa saponificada que vai secar, curar e virar sabonete.
Estou escrevendo um blog para compartilhar essa experiência e, quem sabe, adquirir mais adeptos para essa arte tão simples e tão envolvente.

sabaofloral Este sabão na foto foi feito por mim com óleo de coco babaçu, palma, azeite de oliva e óleos essenciais de lavandim, gerânio e pau rosa. Banhar-se com ele é um prazer indescritível, além do enorme bem que faz para a pele, pois os óleos essenciais trazem consigo propriedades terapêuticas, além de um aroma diferenciado.
O perfume nesse tipo de artesanato não é o mais importante e sim as vantagens para o corpo e alma.

Em breve vou colocar o link do blog para aqueles que quiserem acompanhar minha trajetória e dicas para fazer sabão.
Invejo as meninas e meninos que moram no Norte e Nordeste que possuem um vastíssimo elenco de óleos e manteigas vegetais à disposição para produção de cremes e sabões.

E onde entra o Patchwork nessa história?

Querem saber mesmo?
Nas lindas embalagens/saquinhos de tecido que armazenam com charme essas preciosidades Alegre

sabaocravo3

Este sabão tem cheiro de cravo, foi feito para a louça, mas poderia ser cosmético tal o aroma delicioso. E querem saber? Aprendi a fazer sabões com óleos usados que ficam excelentes, de qualidade!!! Lá no blog colocarei as receitas, ok??

Beijos

Regina

Esta entrada foi publicada em Algumas palavras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.