Um outro assunto ;)

 

Dia desses eu postei aqui sobre minha outra paixão que tem feito eu pesquisar, ler e aprender. Falava sobre a Saboaria Natural e Artesanal, o sabão/sabonete feito desde o comecinho, a partir da escolha dos óleos e aditivos, até o final quando é colocado na forma apropriada e depois cortado para deixar curar por 45 dias. É um mundo maravilhoso de aromas e benefícios para a saúde. Não me refiro aqui aos sabonetes feitos com bases glicerinadas prontas, que também é uma atividade interessante.

Falo sobre sabões vegans, por exemplo, sabões que não levam gordura animal, apenas gordura vegetal como o azeite de oliva, de coco, de abacate, palma e outros. Que são aromatizados com óleos essenciais, extraídos de plantas, flores e frutos, ou mesmo essências apropriadas para esse sabão artesanal feito pelo processo Cold Process.

Há cursos de Saboaria on-line, alguns nomes muito bons na área e que se esforçam por fazer uma saboaria Brasileira de qualidade que, para variar, tem sua força nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.

Estou escrevendo um Blog a respeito e quem quiser conhecer um pouco e, quem sabe, aderir a esse maravilhoso mundo da Alquimia, pode entrar em contato comigo e ler o que estou começando a publicar: www.saponificar.blogspot.com

Neste final de ano eu uni meus dois amores em presentes para os queridos: nécessaire + sabão natural dentro e um presente pra lá de bacana! Pois é…nem para tirar uma foto e postar aqui, não é?

Quem tiver interesse em se aprofundar no tema, conhecer mais a respeito, cursos, etc, pode me escrever que passo informações. No menu ao lado, tem uma imagem de etiqueta antiga de sabonete, este é o link para o Blog, ok? Tem muita coisa bacana para postar ali. Vou avisando conforme for atualizando os posts, ok?

E para quem acha que Saboaria Natural e Patchwork não tem nada a ver, posso garantir que, sim, eles se completam e se contemplam em algum momento de suas trajetórias Alegre

Esta entrada foi publicada em Algumas palavras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.