Sacola simples e mais um molde Japonês

 

Resolvi fazer uma sacola super simples e gostosa de costurar, exercício de relaxamento. Pra dizer a verdade relaxei tanto que acabei fazendo umas costuras mal feitas, mas como ainda está em andamento, espero que não reparem Alegre
sacolajaponesa

Não esperei concluir, pois sei que amanhã terei um dia bem corrido e para quem puder aproveitar o Sábado para costurar e quiser as dicas desse trabalho já estão publicadas.

Nossa, que tecido amassado…..rererererer…………… E ainda preciso desmanchar toda a costura externa ao redor das curvas de abertura e alças, pois ficaram muita feias. Quero usá-la amanhã, vou lá consertar, antes deixa eu explicar como fiz o molde e a sacola, tá?

O primeiro passo foi fazer o molde:

esquemamoldebolsa

1 Partir de um retângulo de 52 cm de largura x 49,5 cm de altura.
2 Achar o meio
3 Subir uma linha vertical no meio de 28,5 cm
4 Traçar uma linha horizontal delimitando os 28,5 cm
5 Nessa linha horizontal, subir 3,5 cm que será o limite para o traço de abertura da sacola e das alças.
6 Medir 10 cm da ponta direita para dentro.
7 Medir mais 5 cm a partir da marcação dos 10 cm
8 Abaixar 0,5 cm da última medida de 5 cm. Olhe sempre na imagem, que não tem como errar.
9 Trace uma reta desse ponto marcado de 0,5 cm até o ponto marcado de 3,5 cm
10 Trace outra reta do ponto onde marcou 10 cm e desça uma reta até a extremidade da reta horizontal que marca a medida de 28,5
11- Hora das curvas: Marque 9,0 centímetros a partir de baixo desta última reta traçada. Marque o ponto onde encontrou 9,0 cm.
12. No ponto marcado de 9,0 cm trace para dentro uma pequena reta de 2,5 cm. Olha lá na imagem.
13 Essas duas marcações ( 9 cm e 2,5 cm) servem para que você faça a curva com orientação, sabendo exatamente onde deverá curvar.
14 Trace a curva
15 Faça o mesmo com a outra reta: marque 9,0 cm, trace uma pequena reta para dentro de 4,5 para dentro e trace a sua curva como fez ainda agora nos passos anteriores. Olhe na imagem que ela possui as referências certinhas de onde fazer seus traçados.
17 Para fazer a profundidade da bolsa (caixinha de leite) marque um quadrado de 7 cm x 7 como está marcado na imagem.

Este molde está inteiro, ou seja, você faz o mesmo procedimento do lado direito no lado esquerdo, observando apenas na ponta superior da alça que a reta traçada a 0,5 cm da borda ficará em lado inverso. Olhe na imagem e verá a seta vermelha indicando a mudança.
As instruções originais não fazem a sacola forrada, mas eu forrei a minha, pois deixa um acabamento mais bonito e é mais fácil também.

A – Então, corte frente e verso no tecido externo e frente e verso no tecido de forro.
B – Feche as laterais e o fundo do tecido principal
C – Em seguida, acerte as extremidades onde cortou um quadrado de 7 cm e faça o acabamento de um lado e do outro. A sacola está fechada.
D – Faça o mesmo com o forro. Na metade do fundo, deixe uma abertura para virar a sacola
E – Vire a bolsa para o lado direito do tecido ficar para fora  e o forro para o lado do avesso do tecido ficar para fora.
F – Coloque a bolsa dentro do forro onde o direito da bolsa encontra o direito do forro.
G – Acerte as laterais, costura com costura,  e costure ao redor de todas as partes que serão abertura e alças da bolsa. Nas alças, pare de costurar a uns 15 cm da ponta.
H – Olhe na imagem acima e veja como as alças serão unidas para que fiquem arredondadas depois de costuradas.
I -   Feche essas alças, unindo as extremidades que não foram costuradas, direito com direito de cada alça e direito com direito do tecido do forro.
J – Desse modo, a sacola estará com as alças costuradas e o forro também, mas precisam do acabamento lateral.
L – Acerte bem toda a bolsa onde o forro foi costurado. Passe a ferro, acertando direitinho de modo que o forro fique rente com o tecido principal para receber uma costura em todo o contorno do lado direito da sacola.
M – O passo seguinte é fazer essa costura ao redor de toda a sacola, quando fechará também as aberturas que ficaram nas laterais das extremidades das alças.

Acredito que conseguirão fazer a sacola com facilidade e poderão também olhar outros PAPs semelhantes a este que estão em nosso menu: o princípio é sempre o mesmo, portanto vale tentar.
Se quiser poderá acrescentar 1,5 cm de costura ao redor do molde, assim sua bolsa ficará maior. Para tanto, deverá cortar o molde, colar ou prender sobre outra folha de papel e com uma régua quadriculada ir contornando todo o traçado original e marcando pontos intermitentes com 1,5 cm de distância de toda a borda do molde original. Depois disso, faça os traçados com as réguas e recorte seu molde, agora maior.
Caso não possua uma régua quadriculada, use régua comum mesmo.

E mande fotos!!! Essa é uma sacola muito bonita e rápida de fazer!!

Esta entrada foi publicada em Bolsas de tecido, Moldes Japoneses. Adicione o link permanente aos seus favoritos.