Viés prático

 

Ah…mas eu amei esta dica sobre como fazer viés de um modo bem prático. Vocês irão ver as imagens que estão bem esclarecedoras e eu vou tentar explicá-las aqui.

 

Se for fazer o viés do modo tradicional com o tecido enviesado, então é necessário encontrar aquele outro lado da orela, aquele que está paralelo, meio franjadinho na beirada. É bem por aí que se achará o ponto certo para enviesar o corte em 45 graus (normalmente as réguas de Patchwork trazem o ângulo para guiar você na  hora do corte).
A partir desse ponto, do reconhecimento do ângulo de viés, ou mesmo seguindo a imagem do tutorial onde verá a dobra que também marca esse ângulo, então, a partir desse passo, cole fitas adesivas brancas (observando a largura que deseja seu viés) no sentido do enviesado do tecido, uma ao lado da outra, mantendo um intervalo entre elas de uns 2 cm mais ou menos. Preencha com essas fitas todo o pedaço de tecido que deseja transformar em viés. Tem de colar a fita retinha, ok?
O próximo passo é cortar essas fitas coladas ao tecido e, caso queira, guardar para quando estiver a fim de transformar tudo em viés. Manter essas tiras de tecido com fitas adesivas ajuda a mantê-las mais íntegras, sem desfiar nas beiradas.
Para fazer o viés, o que equivale ao Passo 4 (Step 4) é só olhar as imagens do site que irão entender direitinho. Quem tiver o aparelhinho de fazer o viés, tudo bem, mas quem não tiver, o uso dos alfinetes é super!! Eu acrescentaria que ao ir passando o tecido pelo alfinete é bom passar a ferro imediatamente, conforme for fazendo a dobra do tecido.

Espero que fique claro para vocês com a explicação.

 

As explicações estão AQUI

Esta entrada foi publicada em Viés. Adicione o link permanente aos seus favoritos.