Carteira Organizadora: Montagem – 1 –

Começando a montar a carteira.

É um trabalho bem fácil a montagem da carteira, o resultado é um produto bonito, elegante e bem prático. Acabei fazendo a minha, falta apenas colocar viés nas laterais, mas eu acho que fica mais fácil de entender essa fase através da esquematização da montagem nos próprios moldes.

Um detalhe: eu desmanchei os pespontos feitos nas dobras dos bolsos, isso porque só ficará bom o pesponto que for feito bem na beiradinha da dobra, o que não foi o caso dos  meus, ok? Portanto, deixei os pespontos apenas nos bolsos internos e no bolso para cartões.

Olhe a imagem abaixo, clique sobre ela para aumentar

000_0008[1]

Tomando-se o zíper do bolso como referência, no lado direito eu tenho o A2 e no lado esquerdo o A1, este é o primeiro bolso feito e sobre ele vamos começar nossa carteira organizadora. (ao fundo minha carteira quase pronta Alegre )

  • Pegue o lado A3 do outro bolso feito (A3/A4). Se ainda não fez a primeira dobra de A3, faça-o agora e posicione esse A3 sobre A1 a 11 centímetros da margem direita do lado do zíper costurado em A2. Na imagem você vai ver a marcação de onde eu comecei a medir os 11 centímetros e o local certo onde foi posicionado A3 com a dobra feita para dentro, seguindo a linha (foldline). Ao ver a imagem ficará fácil entender.
  • Alfinete o bolso colocado (A3) sobre o A1, encontre o meio no sentido da largura e passe uma costura neste mesmo sentido,pegando todas as camadas,  dividindo e criando, assim, dois bolsos. Olhe na imagem o risco que eu tracei (ao lado da palavra dobrar) que corresponde ao local da costura.
  • Mais imagens abaixo:

000_0009[1]

000_0011[1]

 

000_0012[1]

 

Deste modo você tem a primeira montagem dos bolsos, onde já se começam a prender as partes da carteira.

Vamos agora olhar pro lado direito, para a parte A2. É nesta extremidade que vamos prender o bolso B3, dobrado em sanfona, que serve para cartões. e é bem fácil e “matemático” de fazer:

000_0016[1]

Observe que do lado direito você tem a parte A2 com suas dobras e pespontos, sendo que a extremidade tem de estar obrigatoriamente dobrada para dentro (avesso com avesso) para se sobrepor ao B3. Então, veja as partes ainda separadas onde:

  • B3 já está dobrado seguindo as foldline do molde (sanfona) e será colocado com a extremidade inferior embaixo de A2.
  • Olhe na imagem acima e também abaixo e veja que eu medi 4,5 cm a partir da extremidade do bolso B3. Medi e fiz marcas bem visíveis para que possam acompanhar o próximo passo.

000_0016[1]

 

Agora olhe aqui:

000_0017[1]

O Bolso B3 entrou embaixo de A2 até a borda de A2 encontrar as marcas de 4,5 cm feitas nos passos anteriores, ou seja:

  • Coloque A2 SOBRE B3 a 4,5 cm de distância da extremidade deste bolso B3, conforme se vê na imagem. Alfinete as partes.
  • Depois de prender essas partes, faça uma divisão em 3 desse espaço para obter três divisões. Siga o que foi feito na imagem:

000_0021[1]

000_0022[1]

Faça as costuras seguindo o sentido das linhas das imagens, observando o ponto de começo de cada costura assinalado do molde. Esta costura deverá prender todas as camadas de tecido sobrepostas.

Mais um bolso feito…..Tá ficando legal, não está?

Neste lado de nossa carteira falta apenas colocar mais um bolso, o A5 que vai seguir o mesmo jeitão da colocação do anterior, o B3. Então, temos o seguinte:

  • Dobre o bolso A5 ao meio seguindo a foldline.
  • Coloque este bolso embaixo de B3, do mesmo modo que fez anteriormente, usando, desta vez, a distância de 2,0 centímetros de distância da extremidade deste bolso A5.
  • Prenda com alfinetes ou alinhavos. Veja como ficou:

000_0023[1]

000_0024[1]

Este lado está pronto. Faça nos moldes impressos como estou fazendo aqui, prenda tudo com alfinetes e cola, se quiser. Faça anotações e entenda, deste modo, o jeito de fazer a carteira e a simplicidade da sua montagem. Depois desta, farei outro tutorial aqui que vai seguir esse mesmo raciocínio e vai ser bem mais simples de entender….

E no Dia das Mães, na minha opinião, esta é uma super opção de presente!

Volto já…já….. Alegre

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.