Carteira Organizadora – Final –

 

Depois de montada a sua carteira, é hora de colocar as argolinhas no caso de querer usar com alças conforme sugestão do tutorial.

  • Vire a carteira com o lado externo para cima, ou seja, o lado direito da carteira. O tutorial sugere utilizar aqueles cadarços crus usados em alças de bolsas para prender essas argolinhas e também para fazer o acabamento das laterais, no entanto usei o tecido da carteira para finalizar. Para cada argolinha a sugestão é cortar um quadradinho de 5,5 cm.
  • Preparem as argolas e alfinetem acima do zíper (não se esqueçam de que a carteira agora está com o lado direito para cima) a uma distância de 2 centímetros do zíper como está na imagem:000_0003[1]
  • Faça o mesmo no lado oposto, observando que o tecido que prende a argolinha tem de estar rente à beirada que vai receber o viés de acabamento e a argola deve ficar voltada para o lado de dentro como na foto.

000_0005[1]

  • O tutorial original recomenda os cadarços de alças de bolsas para a finalização dessas laterais. Usei o mesmo tecido A da carteira. Corte duas tiras de 32,5 cm de comprimento X largura que desejar para seu viés. Para a minha carteira cortei com 5 cm de largura
  • Posicione  a tira de viés nas laterais, alinhavando ou alfinetando e costure.

As minhas ainda estão provisórias, com alinhavos apenas para mostrar como ficam, inclusive as argolinhas precisam ser ajustadas no lugar certo, uma delas está um pouco mais abaixo:

000_0013[1]

Enfim, está desvendada a montagem de uma carteira bem fácil de fazer e bastante prática. A alcinha da bolsinha leva um mosquetinho em cada ponta, mas isso deixo para vocês, pois cada um tem seu modo de construi-las, além dos tutoriais diversos sobre o assunto.

Algumas observações sobre esse trabalho que fui anotando:

  1. O tecido usado precisa ser médio ou até médio/grosso. Tecido fino não faz uma carteira bem estruturada e utilizar entretelas autocolantes é uma saída, usei na minha carteira, mas não pode ser manta, que é empregada apenas no final, (B1)quando é pedido pelo PAP.
  2. Importante montar essa carteira nos moldes como mostrei a vocês ou até em algodão cru para testar as medidas e entender bem como a coisa funciona.
  3. Na hora de fazer as dobras finais, quando serão passadas as costuras que fecham essa carteira, é muito importante fazer os acertos dos fundos dos bolsos e até cortar excessos, se for o caso.
  4. Os bolsos com zíper deixam a desejar em acabamento interno, mas é possível forrar esses bolsos antes de montá-los, fazendo do mesmo modo como nas nécessaires com zíper, ensinadas em diversos tutoriais já vistos antes.
  5. A marcação dos botões eu deixei para quando estava fazendo o “rascunho” dessa montagem, só assim deu certo.
  6. Para quem gosta de carteiras, não deixe de fazer este modelo, é um super exercício de aprendizagem, como sempre, além do resultado ser fantástico!
  7. Na verdade, não vou fazer alcinhas para as minhas e mesmo as argolinhas vou retirar, apenas coloquei para que vissem onde são costuradas, mas acredito que fique muito fofa para uma garotinha levar na escola adaptada para lápis, canetinhas e outros “apetrechos” escolares. A variedade de usos é grande, é só apostar na criatividade.
  8. Enjoy! Alegre E qualquer dúvida, pode me escrever, estou pós-graduada nesta carteira ….rerererere…..No próximo post vou falar de outra carteira da mesma autora desta e verão como vai ficar fácil de entender o tutorial dela depois deste aqui.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.