Mais um projeto começando:clutch com zíper interno – 1 –

Pessoal, boa noite! Estou começando o projeto de uma “clutch” bem interessante em alguns detalhes que foram aparecendo enquanto ia construindo a ideia de uma carteira simples fechada com zíper interno.

1 – O primeiro passo foi este molde da sewlover:

erassim1

2 – Gosto do desenho dele, embora seja bem pequeno e eu queria esse mesmo formato em modelagem maior. Daí que fiz algumas adaptações que foram bem rápidas de executar. O que me interessava era apenas a parte de baixo, a clutch propriamente dita.

 

image

3 – Apaguei a parte azul e fiquei com a bolsinha, deixei a linha superior reta, ao invés de curva, aumentei o molde até conseguir o tamanho desejado: 30 cm de largura X 16 cm de altura (sim, uma carteira larga e mais “baixinha”).

4 – A base da carteira também foi modificada, ficando mais reta. Daí o molde é este abaixo:Image25 – Clicando na imagem você tem o molde para imprimir.
6 – Essas modificações foram feitas no computador, no meu programa gráfico e resultaram no que eu esperava: uma espécie de quadrado com um lado curvo.

Este é o corpo da bolsa que pode ser modificado por causa das medidas de largura, oferecendo a possibilidade de pregas, pences, aplicação de um recorte com tecido diferente, enfim, muitas variações que vão gostar com certeza.

Para quem quiser acompanhar, foram cortados:

  • Este molde acima duas vezes no tecido principal dobrado, encostando a linha reta na dobra. Essas partes referem-se à frente e costas.
  • Este molde acima  duas vezes no tecido do forro dobrado, encostando a linha reta na dobra. Essas partes referem-se à frente e costas do forro.
  • Do tecido principal cortar 4 tiras de 31 cm de largura x 4 cm de altura.
  • Do tecido do forro (contrastante) cortar dois pedacinhos de 4 cm X 10 cm para o zíper.
  • O zíper que separei para usar tem 33 cm e poderá ser maior se não tiver nesta medida.
  • Entretelas: eu uso entretela de algodão termo colante em todas essas peças cortadas, inclusive no forro, mas aquele que for acompanhar o projeto poderá usar a estrutura que quiser em sua clutch.

Por enquanto é isso, amanhã eu volto com mais uma etapa. O objetivo deste tutorial é explicar a colocação deste zíper que vai ficar no lado de dentro da carteira. Alcinhas, puxadores e outros detalhes ficam por conta de cada um, tá?

Esta entrada foi publicada em Carteira com zíper interno, Tutoriais Arte com Tecidos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.