Como emendar retalhos para fazer uma nécessaire. – Parte 2 –

 

Depois de emendar os tecidos é necessário abrir as costuras do avesso  com o ferro para ficarem planas. Aplicar a entretela ou manta de sua preferência ( eu usei a termocolante para algodão) e agora, sim, colocar o molde sobre o tecido para cortar.

Para ficar o mais certo possível, risquei no verso do retângulo sobre a entretela branca, as retas exatas onde foram unidos os tecidos do centro com as laterais, dessa forma ficou mais fácil para me guiar ao colocar o molde sobre a peça.

 

IMG_4739

Ao colocar o molde sobre o tecido, combine as duas linhas verticais do molde (veja postagem anterior)  com essas riscadas na peça, é esse passo que vai dar simetria no seu trabalho e deixá-lo igual ao que foi traçado no molde. Não é necessário que fique absolutamente em cima a linha do molde com a linha da costura, apenas o quanto mais próximas ficarem melhor o resultado. Caso dê uma diferença muito grande, meça o painelzinho central do retângulo e veja se ficou muito maior ou menor do que o do molde. Se a diferença for grande, refaça as costuras até aproximar-se do que é traçado no molde.  Centralize bem essas partes, trace o molde e corte. Caso pretenda fazer a frente e as costas da bolsinha com o mesmo processo, elas precisarão ser bem exatas para quando da montagem da peça as costuras combinarem direitinho como acontece com trabalhos em Patchwork.

Use sempre a fita métrica para conferir e bons trabalhos! Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Claro que esse processo vai servir para qualquer tamanho de bolsinha, carteira, bolsa, o que seja. É uma técnica para se usar emendas de tecidos em peças que serão cortadas de acordo com o molde. Fazer o gráfico no molde e emendar previamente as partes, respeitando as medidas desenhadas no molde é o pulo do gato! Smiley piscando

Quanto à colocação do zíper, forro e montagem segue o mesmo padrão de qualquer outra nécessaire

Esta entrada foi publicada em Como emendar retalhos para fazer uma nécessaire. - Parte 2 -. Adicione o link permanente aos seus favoritos.