Necessaire box em Patchwork no quilt as you go.

Adoro retalhinhos virando peças artesanais lindas e únicas. Patchwork é a arte da reconstrução, no sentido mais amplo e abrangente da palavra: você começa pegando um pedacinho de tecido aqui, outro ali e a imaginação e a criatividade fazem o resto…Talvez aquele momento em que você está ali detida/o com os pedacinhos de tecido, talvez ali comecem a se operar pequenos milagres como o de se esquecer, por exemplo, nem que por pouco tempo, de pensamentos que às vezes insistem em martelar negativamente a mente e a memória… Harmonizar aqueles retalhinhos que ali se encontravam esquecidos talvez seja o começo do começo do harmonizar-se internamente, onde as coisas boas da vida precisam sobrepor-se às ruins, onde a arte e a criação correm para encontrar você disposta/o a mudar tudo e a ser mais positiva/o, mais forte e menos triste….

Apenas pedacinhos de tecidos, muitas vezes doados, encontrados em tantos lugares….Assim como poderiam ser lápis, ou tintas, papéis, telas, enfim, tudo pode se transformar, pode renovar-se  e criar vida e personalidade através da criatividade e principalmente da força de vontade para fazer acontecer….

Falar de Patchwork, de retalhinhos de tecido, por exemplo, é falar da vida criativa, da vida essencial que muitas vezes está encoberta pelos pensamentos sabotadores que nos assolam e nos fazem crer que tudo é difícil, quase impossível ou que jamais conseguiremos….

Não se trata de um texto de auto-ajuda, não, trata-se de nos lembrarmos de que somente nossas habilidades pessoais são capazes dessa reconstrução que comecei falando neste texto.

E para estimular vocês com os retalhinhos, que tal nos lembrarmos de duas técnicas bem simples de Patchwork na (re)construção de uma simples necessaire box? Vamos nessa? O que me dizem?

Olhem aqui a foto (muitos já devem conhecer):

 

Na necessaire de trás, os retalhinhos são costurados em quadradinhos do mesmo tamanho e na segunda bolsinha, vão-se costurando sobre a manta retângulos de tecidos que se vão  harmonizando e transformando-se em um outro tecido….até virar uma peça exclusiva….

O tutorial está AQUI

E se quiser ver uma demonstração de QAYG (quilt as you go), veja AQUI

Olhe com atenção o novo tecido que a autora usou: ele se reconstruiu, nasceu de pequenos retalhos que foram sendo emendados e costurados diretamente sobre a manta. O quilt na verdade nada mais é do que as costuras paralelas em linha reta sobre todo o trabalho. Essa técnica de se emendar retalhinhos diretamente sobre a manta se chama QUILT AS YOU GO e você pode pequisar no Google ou mesmo aqui em nosso blog. Irá se surpreender, com certeza. 😉

Esta entrada foi publicada em Necessaire box quilt as you go. Adicione o link permanente aos seus favoritos.