Bolsa Mensageiro Compacta–Tutorial traduzido – Parte 2 –

 

Criando o painel frontal com bolso com zíper

Parte 1 AQUI

1. Separe os dois painéis laterais de 11,25 cm x 30 cm, um painel do centro de 27,5 cm x 30 cm, o painel do bolso do zíper 1 de 27,5 cm x 16,25 cm, o painel do bolso do zíper 2 de 27,5 cm x 7,5 cm, o forro do bolso do zíper de 27,5 cm x 27,5 cm, um forro de bolso de 27,5cm x 23,75 cm, o segundo zíper (o zíper de 25 cm se não estiver cortado no tamanho) e a entretela termo colante para os painéis laterais, painel central e bolsos com zíper 1 e 2.

2. Com o ferro cole apropriadamente a entretela no lado avesso do painel central, nos dois painéis laterais e nos dois painéis do bolso com zíper.

3. Coloque o bolso com zíper 1 sobre sua área de trabalho com o lado direito para cima.

4. Deite o zíper com o lado direito sobre o lado direito da borda superior do tecido; a beirada do zíper deve coincidir com a beirada horizontal deste painel. Certifique-se de que o zíper esteja centralizado entre o lado esquerdo e o lado direito do painel.Se você cortar o zíper para ajustar ao tamanho do painel, deixe mais ou menos 1,0 cm de sobra do lado direito e o restante do excesso do zíper ficará do lado esquerdo do painel.

5. Alfinete o zíper no lugar tendo o cuidado de não atingir os dentes do zíper para poder abri-lo e fechá-lo sem interrupção de alfinetes.Observe na imagem abaixo como deverá ficar depois de alfinetada.

bolsa-compacta-bolso-frontalAgora coloque o forro com o lado direito sobre o zíper que está alfinetado,reorganizando a colocação dos alfinetes para prender também esta camada. Olhe na imagem abaixo para ver como fica:bolsa-compacta-forro-bolso-frontal

6. Utilizando o pé apropriado para zíper ou mexendo na posição da agulha, ao invés do pé de zíper, costure o mais próximo possível dos dentes do zíper, removendo os alfinetes à medida em que vai costurando.

bolsa-compacta-costurando-forro-do-bolso

7. Prossiga devagar como você fez no zíper anterior, quando chegar ao meio poderá perceber que está se aproximando do puxador do zíper. Pare com a agulha na posição abaixada, levante ou gire o tecido suavemente e com cuidado feche o zíper. Reposicione o tecido, abaixe o pé calcador e costure até o final. Tenha cuidado e vá devagar, afinal você quer que a sua costura saia o mais reta possível.

8. Passe a ferro o tecido exterior e o forro, afastando-os para o lado oposto dos dentes do zíper recém costurado. Ainda temos um lado de zíper solto, sem estar costurado ao tecido. Veja a imagem:

bolsa-compacta-ziper-do-bolso-frontal

9. Dobre os dois tecidos para a lateral,mantendo avesso com avesso dos tecidos (principal e forro). Passe a ferro novamente. Olhe a imagem que reproduz com clareza a explicação.

bolsa-compacta-avesso-do-bolso-frontal

10. Faça uma costura ao longo do zíper para prender as camadas no lugar. Você poderá utilizar um pé de máquina próprio para pespontos como se vê na foto.

bolsa-compacta-pesponto-do-bolso

Vire o bolso para o outro lado de modo que apareça o lado direito do forro para cima, dobre o forro para que sua borda inferior encontre a borda superior do outro lado do zíper. Prenda com alfinetes. Olhe na foto abaixo para entender melhor: esse é um passo em que você vai prender o forro ao zíper da maneira como está ali. A foto demonstra este passo  a partir do lado do forro.

bolsa-compacta-outro-lado-do-ziper

11. Agora vire para o lado direito como você está vendo aí na foto e reposicione os alfinetes como na imagem.

bolsa-compacta-lado-direito-bolso

Coloque o painel do bolso com zíper 2 (retângulo de 27,5 cm x 7,5 cm) direito com direito do zíper criando um “sanduíche de zíper” (veja na imagem)

bolsa-compacta-ziper-com-forro

Reorganize os alfinetes e alfinete todas as camadas.

12. Costure todas as camadas (forro dobrado, parte externa, zíper e painel do bolso com zíper 2)usando um pezinho de máquina próprio para costurar zíper ou deslocando a agulha no pé normal da máquina como no passo anterior.

bolsa-compacta-costura-camadas

13. Afaste para o lado oposto ao zíper os tecidos costurados e assente bem com o ferro, veja a foto abaixo:
bolsa-compacta-bolso-com-ziper-terminado

14. Costure ao longo do zíper observando que esteja na mesma distância que a costura no outro lado em relação ao zíper. Veja na imagem abaixo:

bolsa-compacta-pesponto

15. Pegue o forro do bolso de 27,5 cm x 23,75 cm. Coloque-o com o lado direito sobre o direito do bolso que acabou de fazer nos passos anteriores, alinhando as duas extremidades superiores. Alfinete tudo. Veja a imagem abaixo:bolsa-compacta-direito-com-direito16. Passe uma costura no lugar alfinetado com um pé de máquina de margem.
bolsa-compacta-costura-topo

17. Passe a costura achatando-a bem com o ferro.
18.Dobre o forro para baixo e passe uma costura na beirada para ajudar a manter as camadas no lugar.
19. Pegue o painel central e coloque-o sobre sua área de trabalho com o lado direito para cima; em seguida, posicione o painel que você acabou de fazer com o bolso de zíper com o lado direito para cima sobre o painel, alinhando os lados e o fundo com os lados e o fundo do painel que se encontra embaixo. Prenda com alfinetes. No passo seguinte, pegue os dois painéis laterais e alfinete-os um de cada lado, direito com direito do tecido, prendendo todas as camadas de acordo com o que se vê na foto abaixo:

bolsa-compacta-painel-frontal

20. Com uma margem de costura de um pezinho de máquina costure cada painel lateral em seu lugar. Na foto abaixo você pode ver o excesso de zíper ainda na lateral do trabalho.

bolsa-compacta-painel-frontal-ziper

21. Se necessário corte o excesso de zíper rente com a costura. Ver aqui
22. É recomendável que se corte também um pouco dos dentes do zíper para que seja mais fácil pespontar.
23. Em ambas as laterais passe a ferro a costura em direção às laterais e pesponte bem rente à costura, pegando todas as camadas de tecido.
24. Com o painel frontal com o lado direito para cima marque o lugar do botão magnético que deverá estar centralizado e a 2,5 cm abaixo da beirada superior do bolso.
25. Seguindo as instruções do fabricante, aplique cada metade do botão magnético no local marcado.
26. Não se esqueça que a parte traseira do botão está sendo aplicada entre as camadas dos bolsos (sempre bom colocar algum reforço)
27. Isto permite um bom acabamento em ambas as partes do botão.

Continua no próximo….

Esta entrada foi publicada em Bolsa Mensageiro Compacta–Tutorial traduzido – Parte 2. Adicione o link permanente aos seus favoritos.