Como calcular medidas para fole de uma bolsa ou necessaire

Lá no post anterior, a gente viu um molde que eu fiz usando a régua de curvas francesas sobre um retângulo de 16 x 12, simulando a metade de uma bolsinha, na verdade um estudo/treino com a régua que às vezes temos em casa e acabamos nos esquecendo do quanto nos pode ajudar também na modelagem de bolsas e afins.
Já este desenho abaixo, como se vê Japonês, traz também algumas orientações bem importantes que vão concluir as explicações fornecidas no post anterior:

molde-necessaire-curvas

Aliás, adoro essas modelagens, aprendo muito com elas, acreditem! Esta aqui faz uma necessaire muito fofa, desenhada em um formato com curvas bem semelhantes às que eu tracei no molde anterior, com a diferença de que a linha que une a curva de cima com a da base é uma linha reta e não inclinada como naquela feita por mim.

Aqui também se partiu de um retângulo pequenino: 16 cm de largura x 10,8 cm de altura. (molde inteiro).
Segundo o desenho, marcou-se 2,7 cm a partir do canto superior para baixo para a orientação do traçado da curva (que fica ótimo feito com a régua de curvas francesas)

Na parte inferior a medida foi de 0,8 cm como se vê na imagem. E existe uma linha reta que une as duas curvas na lateral e na parte superior do molde. Ao exercitarmos essas observações, por menores que sejam os moldezinhos, entendemos o seu traçado e podemos tentar reproduzir esses formatos em outros tamanhos e para variados fins.

Como você vê na imagem, as partes da frente e de trás da necessaire são unidas pelo já muito conhecido e famoso “fole” nas laterais com o fundo e no canal do zíper na parte superior.

O molde mostra um fole com 22,5 cm de comprimento x 5 cm de largura que deverá ser cortado na dobra do tecido, o que nos dá uma “tira” de 45 cm de comprimento total (canal do zíper + laterais + fundo) x 5 cm

O canal do zíper deverá medir, segundo o molde,12 cm (dobrado) e 24 cm (inteiro) + 10,5 cm (dobrado) para a lateral e fundo = 21 cm inteiro. Sendo,  portanto, segundo o molde, a parte onde vai o zíper uma faixa de tecido de 24 cm de comprimento x 5 xm de largura e o restante que corresponde às laterais e fundo = 21 cm de comprimento x 5 cm de largura. Colocamos aí um pouco mais para as margens de costura.

Daí se vê que pelas medidas a necessaire é bem pequena com profundidade de 5 cm.

E se eu resolvo fazer esse molde com medidas maiores para uma bolsinha ou mesmo uma necessaire grande, como saber a medida exata do fole e do canal do zíper que, juntos, formam uma tira que une as duas partes da peça e que, portanto, precisam ter medidas exatas?

Na verdade, a medida total dessa faixa de tecido é obtida através do resultado do perímetro da figura do corpo da bolsinha, ou seja, para eu saber a medida dessa faixa de tecido eu preciso medir todo o contorno do traçado do desenho para obter a medida que terá essa faixa de tecido ( separando a medida para o zíper e para o restante, como se vê nesse gráfico).
Normalmente fazer a medida desse contorno inteiro acaba não dando muito certo nas partes curvas, pois se você usa a fita métrica, ela não será flexível o suficiente para essas partes. O ideal é medir a metade do molde e multiplicar por 2 para obter o valor total e utilizar esta dica: pegue um barbante e circunde com ele o traçado da metade do molde, pois o barbante vai preencher tranquilamente a curva por mais aberta ou fechada que seja. Feito isso, marque esse barbante na parte onde ele começou a medir e no final. Meça o comprimento do barbante e terá a medida da metade do perímetro. Multiplique por 2 e obterá o perímetro total. Se o resultado é 84 cm, por exemplo, divida por 2 para obter a medida para o canal do zíper e a medida para as laterais e fundo. Com esses valores, decida o tamanho do canal do zíper e o tamanho do fole (laterais e fundo). No caso deste molde acima, o perímetro tem 45 cm, sendo 24 cm para o zíper e 21 cm para o fole, acrescentando-se 1,0 cm para a costura de uma parte à outra.  Essa distribuição seguirá o critério de quem está fazendo o molde e a largura da faixa de tecido também, pois depende do quanto se quer para a profundidade da peça.
Ao realizar esse tipo de modelagem, onde é importante a exatidão dos encaixes da faixa de tecido ao redor do corpo da peça, não se esqueça de medir várias vezes, incluir os valores de costuras, testando, inclusive no tecido, até conseguir o resultado adequado.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *