Bolsinha de mão: uma dica de técnica e moldes em PDF

A julgar pelo tempo decorrido nos assuntos de Internet, poderia dizer que esse tutorial já é matéria muito antiga, de 2011, mas achei bastante interessante, se me permitem:

A bolsinha é nossa conhecida, abaixo:

bolsinha-boston

Por que nossa conhecida? Por se tratar de uma estrutura onde a bolsa é construída com foles laterais + canal do zíper e daí que vemos modelos diversos feitos com ou sem vivo, alças laterais, bolsos, servindo como lancheira térmica ou base para bolsa de maternidade, de viagem, enfim, uma infinidade de utilizações e suas variações.

Neste tutorial que estou comentando, trata-se de um jeito interessante e prático de fazer a bolsa que tem apenas o canal do zíper e as laterais. Sim, há moldes para fazer o download- em duas partes- cujos links fornecerei ao longo da postagem.

Na preparação do material empregado na bolsinha, a imagem mostra que você vai montar o lado externo da bolsa, usando os tecidos, alças, bolsos (se for o caso) e o que mais planejar para sua bolsinha, obedecendo o tamanho do retângulo da bolsinha, sem as curvas do molde, e com pequena sobra ao redor, veja:

bolsinha-bostos-materiais

na imagem o lado externo (vermelho) preparado com as alças (a garota fez uma espécie de Patchwork de tiras da mesma cor com padrões diferentes), o forro (preto e branco) cortado conforme o molde sem, no entanto, as curvas. O tecido preto é um tipo de reforço colocado junto com as abas laterais e canal do zíper.

bolsinha-boston-b

Aqui ela está montadinha: corpo da bolsa com o forro, avesso com avesso do tecido que neste ponto estarão estruturados do modo escolhido.

O que acho interessante neste tutorial é exatamente o fato de se cortar o molde corretamente com as curvas somente depois da bolsinha montada com o forro e costurada através de um quilt ou de uma costura em todo seu redor para prender o externo e o interno.

E se for aplicar o vivo, uma dica é apenas desenhar o molde no avesso e ir costurando o vivo sobre o desenho para só depois cortar as sobras, arredondando seguindo o vivo aplicado nessas áreas curvas.

Acho essa técnica muito útil, pois facilita e evita erros. Tente, irá gostar…

Depois desta etapa, hora de fazer o canal do zíper com as bordas laterais. Veja nas imagens do tutorial AQUI

E sua finalização (com viés e fechamento) AQUI

Os moldes?

Parte do zíper e abinhas laterais AQUI

Corpo da bolsa AQUI

E se quiser, tem o mesmo molde em medida diferente AQUI e AQUI numa atualização feita em 2013 com imagens de como dispor os moldes para corte AQUI

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *