Este tutorial é de 2016, do tempo em que escrevíamos e fotografávamos o passo-a-passo, e ao atualizar o site, achei legal republicar essa dica. Uma boa ideia transformar em vídeo, mas ainda valorizo bastante o texto redigido tentando ser o máximo explicativo com o auxílio das imagens. Na real, este artigo é uma tradução, encontrarão no final o link para o original.
Com o surgimento dos tutoriais em vídeo, a maioria dos blogs parou ou deixou de existir, daí que estou fazendo uma “varredura” em todas as publicações para deixar apenas aquelas que ainda encontram seus links a sites ou blogs no ar.
E nessa viagem de reminiscências e saudades, é quase impossível resistir à tentação de republicar alguns desses, digamos, “momentos” 😉
_________________________________________________________________
Neste post eu gostaria de comentar novamente um modo diferente de se aplicar o zíper interno no fechamento de uma bolsa, de modo bem prático também no qual se usa apenas uma tira ao longo da bolsa com uma das laterais abertas e o zíper. Não se trata de explicar como fazer a bolsa, apenas esse modo de fechamento interno. Ao acompanhar as fotos entenderão o que foi feito aqui.
Fechamento:
O painel da bolsa (tecido estampado + tecido de bolinhas) mede 35 cm de largura x 32 cm de altura.
1 – Ao montar o painel da frente e de trás da bolsa, os dois são costurados apenas em uma das laterais, por enquanto.
Esse é o avesso das partes costuradas.
2 – Esse painel, então, é medido de ponta a ponta em sua largura como se vê na imagem acima e essa medida é a medida da tira do tecido que será usada para o zíper. A altura dessa tira pode ser de 4 cm como sugere o tutorial, mas pode ser mais estreita também e é importante lembrar que se acrescentam mais ou menos 2 cm para a costura dessas tiras no fechamento da bolsa. Então, vamos fazer nossa formulazinha: se eu tenho um painel medindo 30 centímetros de largura, por exemplo, eu corto uma tira de tecido de 32 cm de largura x 4 cm de altura.
3 – Nessa foto o tecido branco representa o forro que deverá ser do mesmo tamanho que o painel principal e também costurado na lateral, mas, presta bem atenção aqui:
Lembra daquela tira de bolinhas de 4 cm de altura cortada anteriormente? Ela será costurada ao forro, portanto, a medida do tecido do forro deverá ter a mesma largura do painel principal menos 4 centímetros na altura, acrescentando apenas 1 cm para a costura.
Nessa imagem o forro está aberto com o lado direito para cima (com bolsos) e também a tira que vai receber o zíper.
4 – Veja que nessa imagem a tira recebeu marcações no meio com um pequeno picotado de tesoura e além destas outras a lápis foram feitas com 2,5 cm cada uma a partir do meio.
5 – Zíper totalmente aberto para ser alinhavado ou alfinetado sobre a tira de tecido. Assim:
Clique na imagem e amplie para ver o modo como foi alinhavado o zíper e que esses alinhavos começam na marcação feita a lápis e vai até a outra marcação na extremidade. Veja também a posição em que se encontra esse zíper:
Veja acima como ficou. A imagem ilustra bem.
Agora, olhe como será colocada a tira com o zíper no forro:
6 – Aqui a imagem explica direitinho: direito sobre direito, puxador do zíper bem na metade onde os tecidos do forro estão costurados.
7 – Amplie as imagens e veja a costura onde foi passada. Praticamente pronto! Rebater a costura ao lado do zíper e fechar o forro do outro lado, mantendo o lado do avesso para fora, assim:
8 – A partir daqui, a montagem da bolsa é aquela que já se conhece:colocar a bolsa dentro do forro, direito com direito dos tecidos, fazer o box no fundo do forro (pois se presume que os da bolsa já estejam prontos) e fechar ao redor do topo da bolsa, não se esquecendo de deixar uma abertura no fundo do forro para virar.
Agora é só rebater a costura e, com isso, fechar a abertura por onde sua bolsa virou.
Bem legal, né? O site de onde tirei essas fotos é russo e demonstra esse modo de fechamento interno e também o outro que já conhecemos e que irão reconhecer na página. Destaquei aqui apenas o modo menos comum para ficar melhor o entendimento. A partir de então vale a pena olhar as demais fotos e explicações AQUI.
Espero que gostem e utilizem o método. É bom testar para ver como se saem