E quando eu faço uma peça artesanal com aquele carinho e preciso precificá-la para vender? Muitas vezes não estava nos planos fazer para vender e, no entanto, estes tomam rumos diferentes. Maravilha!! Hora de acrescentar a expressão Gestão Financeira ao vocabulário
Quantas empresárias e empresários de sucesso começaram assim…..
E o primeiro questionamento, a primeira dúvida é de ordem financeira, a tal Gestão Financeira, como se diz.
Certamente é necessário dar um preço àquela peça que será vendida e que, num piscar de olhos, acaba de se transformar em um “produto para o mercado”.
Isso mesmo, aquela necessaire feita com carinho, de modo artesanal, na máquina de costura doméstica, cortada com a tesoura ou cortador, só ela, feita às vezes de um pedaço de tecido que estava ali, meio esquecido, sabe.
A necessaire artesanal virou mercadoria
Sim, virou mercadoria, produto, talvez uma virada de chave para se começar um negócio. Por que não?
Então, é hora de aprender a calcular, a fazer contas precisas para que a gestão financeira de suas atividades seja saudável e proporcione possibilidades de novos horizontes.
Inclusive, no final desta matéria você terá acesso a uma super aula de Aline Nunes, em vídeo, sobre o tema. Ela vai explicar o que é e para que serve Gestão Financeira no seu ateliê.
Essa gestão financeira, basicamente, pode ser esquematizada, por enquanto, nesses quatro passos, referentes à precificação:
Precificação Adequada dos Produtos
Para estabelecer o preço de venda de seus produtos de costura, é importante considerar todos os custos envolvidos. Isso inclui:
- Custo dos materiais: Calcule o custo total dos tecidos, linhas, botões e outros insumos utilizados em cada peça.
- Custo do tempo de trabalho: Estime o tempo gasto na produção e atribua um valor por hora baseado em sua expertise e o mercado.
- Despesas gerais: Inclua despesas indiretas como energia elétrica, aluguel de espaço de trabalho e depreciação de máquinas de costura.
- Margem de lucro: Defina uma margem de lucro que considere a competitividade do mercado e o valor percebido do seu trabalho.
Uma Planilha bem simples para resumir :
Descrição | Detalhes | Valor (R$) |
---|---|---|
Custo dos Materiais | ||
– Tecido | Tipo e quantidade de tecido utilizado | |
– Linhas e Botões | Custo de aviamentos e acessórios | |
– Outros Insumos | Enfeites, zíperes, etc. | |
Total Custo Materiais | ||
Custo do Tempo de Trabalho | ||
– Horas Trabalhadas | Total de horas gastas na produção | |
– Valor por Hora | Valor cobrado por hora de trabalho | |
Total Custo Trabalho | ||
Despesas Gerais | ||
– Energia Elétrica | Proporcional ao uso durante a produção | |
– Aluguel | Parte do aluguel do espaço de trabalho | |
– Depreciação de Máquinas | Custo de depreciação de equipamentos | |
Total Despesas Gerais | ||
Custo Total | Soma de todos os custos acima | |
Margem de Lucro (%) | Percentual de lucro desejado | |
Lucro Esperado | Custo Total x Margem de Lucro | |
Preço de Venda Sugerido | Custo Total + Lucro Esperado |
Como Utilizar a Planilha.
- Preencha os custos: Insira os valores reais para cada item de custo.
- Calcule o custo total: Some os custos dos materiais, tempo de trabalho e despesas gerais.
- Adicione a margem de lucro: Defina a margem de lucro desejada e calcule o lucro esperado.
- Determine o preço de venda: Some o custo total ao lucro esperado para obter o preço de venda sugerido.
Essa planilha pode ser criada em Excel, Google Sheets ou qualquer outro software de planilhas, permitindo fácil ajuste e personalização conforme necessário.