Como fazer um Organizador Multifuncional “Pendurável”

Organizador Multifuncional: Faça Você Mesmo com Estilo

Com o aumento do interesse por projetos de DIY (faça você mesmo), uma das peças mais procuradas é o organizador multifuncional. Você sabia disso?

Este item é mão na roda para manter tudo em ordem e também oferece um toque personalizado ao espaço. Principalmente quando se está em viagem e com a bagagem precisando ser o mais otimizada possível no seu espaço interno.

No tutorial do canal Sewing Times, você aprenderá a confeccionar um organizador que é perfeito para vender ou usar , especialmente em época de férias, quando a organização se torna ainda mais crucial. Férias….Viagens…..né?

Tutorial e Medidas

Organizador Multifuncional Pendurável
Organizador Multifuncional Pendurável. Saiba como fazer um através do tutorial

O vídeo tutorial oferece um guia passo a passo para a criação de um organizador de tecido, com bolsos internos de plástico transparente fechados por zíper.

Um desses bolsos ganha profundidade em uma técnica ensinada no vídeo que é bastante útil também para fazer bolsos comuns.

No site da artesã você encontrará as medidas utilizadas para a realização desta peça. E novídeo vai encontrar o passo a passo de como fazer essa peça tão prática e bonita.

Se você tiver dificuldades com o viés, tente fazer um treino com pedacinhos de tecido, usando as várias explicações encontradas aqui no Blog mesmo e parta para finalizar seu organizador.

Sobre os Materiais Necessários

Organizador Multifuncional Pendurável. Saiba como fazer um através do tutorial
Organizador Multifuncional Pendurável. Saiba como fazer um através do tutorial


Os materiais necessários são poucos e muito simples. Você não vai precisar de modelagem, pra início de conversa, e não vai precisar de itens caros para a produção desse organizador multifuncional.

Talvez retalhos que estão guardados e mesmo a manta acrílica é uma opção para estruturar, pois você poderá usar espuma ou espuma acoplada, se preferir.

E se optar por fazer em Sintético, conforme a espessura, não vai precisar de estruturador. As ferragens são muito poucas também, então capriche nos zíperes e seus puxadores.

Talvez queira enriquecer a peça utilizando uma alça diferente do tecido empregado e também pode aumentar as medidas e criar um organizador para artigos de bebê, uma boa ideia para as mamães e para aqueles que trabalham no nicho de maternidade.

Organizador Multifuncional Pendurável

O mais prático dessa peça é poder usá-la fechada, dobrada e pendurada! Ou seja, com apenas uma das mãos você pega o que está dentro do organizador quando pendurado em algum lugar.

No caso de um organizador para bebês é bem importante essa praticidade mencionada acima. E quando em viagem, seu Organizador Multifuncional fica pendurado de modo a facilitar a organização de seus pertences e seu uso.


Criar seu próprio organizador é uma boa iniciativa, pois não apenas economiza dinheiro, mas também oferece a oportunidade de personalização total.

Você pode escolher cores e padrões que combinam com seus outros acessórios, fazer um kit, por exemplo e até bordar ou aplicar suas iniciais nele.

Além disso, esses organizadores multifuncionais são itens populares para venda, especialmente durante as férias, quando as pessoas se deslocam mais e buscam praticidade para organizar sua mala ou até mochila.

Peças simples são vantajosas

Porque são mais fáceis e rápidas para confeccionar e podem, portanto, agradar aquele que vende e também aquele que ganha a peça de presente.

E se você escolher tecidos, suas padronagens e os itens de acabamento, como o viés, por exemplo, você está imprimindo aí o seu estilo, tornando a peça única.

E se pudesse fazer o corpo principal da peça em Patchwork. Já pensou? Ficaria única e levaria consigo a vocação sustentável de uma costura feita para reciclar e reaproveitar.

Fica a sugestão para criar seu próprio tecido a partir da junção de retalhos com estampas e cores combinando-se entre si.

O vídeo do Organizador Multifuncional está no Canal Sewingtimes.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *