Como a Costura Criativa pode contribuir com a saúde mental. Aprenda a fazer a Sacola Mindfullness.

A Costura Criativa também pode ser uma forte aliada como terapia e lazer para a mente

Então não se trata apenas de uma definição de DIY como falava no post anterior. Nossa queridinha, a Costura Criativa, é mais do que isso, vai muito além de uma habilidade prática ou uma forma de sustento.

Ela também é uma atividade que pode ter um impacto significativo na saúde mental. Para muitas pessoas a costura oferece uma maneira de expressar criatividade, encontrar propósito e experimentar um estado de mindfulness.

Especialmente aquelas que enfrentam desafios como a depressão, por exemplo, podem usar a costura como atividade terapêutica.

E não só a costura, qualquer atividade manual pode virar a chave para um outro estado mental que não aquele mais tenso e desmotivado.

A Relação entre Costura e Saúde Mental

Eu arriscaria dizer que a costura criativa pode ser , quem sabe, uma forma de terapia ocupacional.

Carl Jung, famoso psiquiatra e psicoterapeuta, afirma que “a arte é uma espécie de instinto que se desenvolveu com o homem”.

Este instinto pode ser uma poderosa ferramenta de cura, ajudando as pessoas a se conectarem com suas emoções de maneiras que talvez não consigam verbalizar.

A prática de costurar requer concentração e foco, o que pode ajudar a desviar a mente de pensamentos negativos e ansiedades.

Além disso, o ato repetitivo de costurar pode induzir um estado de meditação, semelhante ao mindfulness.

Essa prática consciente é conhecida por reduzir o estresse e promover o bem-estar geral.

Portanto, é hora de simplificar os projetos e relaxar….

Então, vamos dizer que nossa costura criativa é algo muito bom, positivo, faz bem e, portanto é algo a se levar a sério como tudo que nos proporciona bem estar e crescimento pessoal.

Talvez por essa razão eu tenha escolhido passar algum tempo de minha vida escrevendo este blog e divulgando tantos projetos encantadores!

E se estamos usando a costura para melhorar o estresse, também não vamos nos meter a costurar projetos complexos, não é mesmo?

Tem vezes que costurar eleva de tal forma a mente que nos esquecemos do que está ao redor e é bem nesses momentos que precisamos da leveza, da facilidade com que podemos começar e terminar um projeto.

Daí que me lembrando de que a costura por vezes é nosso mindfullness, escolhi esta sacola fácil, muito simples de fazer e tão bonita….

Você ficará surpresa(o) com a facilidade de execução desta sacola.

Costura como Atividade Lúdica

Além de ser uma forma de terapia, a costura criativa pode ser uma atividade que traz satisfação pessoal, daí a necessidade dos projetos descomplicados que não causam frustração.

Porque a melhor coisa que pode acontecer para alguém é sentir-se orgulhoso de um projeto que foi totalmente realizado e concluído.

É uma sensação confortável de ter conseguido fazer aquilo a que se propôs com o objetivo lúdico, de satisfação.

Compartilhar experiências na costura traz interação que faz bem, que é saudável, que ajuda no combate à solidão e promove uma sensação de pertencimento.

E existem estudos a respeito.

Um estudo publicado no Journal of Public Health dá conta de que atividades criativas como a nossa costura queridinha estão associadas a níveis mais baixos de ansiedade e depressão.

Esses estudos revelaram que tais atividades oferecem uma distração positiva e ajudam a construir resiliência emocional.

A psicóloga Mihaly Csikszentmihalyi, conhecida por sua teoria do fluxo, descreve como a costura pode induzir esse estado, no qual uma pessoa está completamente imersa em uma atividade.

Esse estado de fluxo é caracterizado por alta concentração e satisfação intrínseca, o que pode ser profundamente benéfico para a saúde mental.

Projeto da Sacola Mindfullness

Sacola Mindfullness
Sacola Mindfullness

Acredito que esse projeto mencionado acima reúne requisitos importantes para ser realizado com sucesso e satisfação e proporcionar um estado de Mindfullness.

Você poderá acessar o canal da artesã para costurar esta sacola super bonita e muito simples de fazer.

Os projetos mais complexos exigem mais experiência e disposição para fazer até acertar. 😉
Deixar de fazer e desistir porque está complicado não nos traz uma sensação positiva……

O que podemos concluir, portanto?

Ao oferecer uma saída criativa, uma forma de meditação ativa e uma oportunidade de conexão social, a costura pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da saúde mental.

Integrar a costura criativa na vida cotidiana pode ser um passo significativo para melhorar nosso bem-estar mental.

Esta entrada foi publicada em Mindfullness. Adicione o link permanente aos seus favoritos.