Como interpretar e traçar um molde a partir de um esboço -2-

Nesta segunda parte vamos ver o molde da lateral da bolsa e do fundo. Lembrando que o original que temos é este:

Não se esqueça de clicar sobre as imagens para aumentarem de tamanho.

Veja AQUI a primeira parte

imagem-bolsa-jp

 

purse

Aliás, no post anterior, o primeiro, a imagem da bolsa era apenas um desenho, já aqui você vê a foto da bolsa.

Então nós vamos falar sobre como se construirão as laterais e o fundo da bolsa que, na verdade, formarão uma grande tira que envolverá o corpo da bolsa.

LATERAL (cortar duas vezes para o lado externo e duas vezes para o forro)

Olhe ali no molde o desenho à esquerda do corpo da bolsa e vamos entender que:

  1. teremos um desenho feito em uma espécie de triângulo onde a base terá 14 cm de largura, a altura será de 32 cm e o topo terá 21 cm de largura.
  2. Desta linha de 21 cm mediremos 4,5 cm para baixo e vamos fazer um traçado. Olha lá no corpo da bolsa e veja que o traçado é igual a este da lateral, importante observar, certo?
  3. Também partindo desta linha de 21 cm de largura mediremos 8,5 cm para baixo e traçaremos outra linha reta.
  4. A partir desta linha recém traçada medimos 1,5 cm para baixo e traçamos mais uma linha reta no sentido da largura.

Teremos, assim, o desenho do molde.
Ao clicar na imagem abaixo você obterá o molde em tamanho natural:

lateral-bolsa

 

Na base, no lado direito tem a letra “b” bem pequena (errei o tamanho na hora de escrever, sorry….)

FUNDO (Cortar uma vez para o lado externo e uma vez para o forro)

 

O fundo é um retângulo de 29 cm de largura x 14 cm de altura. Observem as marcações de “b” e “a” no molde.

fundo-bolsa

Se quiser, poderá clicar sobre a imagem que se abrirá no tamanho natural do molde, ok?

  1. A letra “a” no meio do molde deverá combinar com a letra”a” do molde da bolsa, ou seja, no meio da base do corpo da bolsa.
  2. A letra “b” que você vê no canto esquerdo superior deverá combinar com o “b” da lateral, na extremidade direita da base do molde. Vocês poderão ver essas marcações lá no desenho original, este que começa a postagem. E a coisa vai se esclarecendo, não é?

 

Moldes prontos.

O fundo será costurado às laterais, uma de cada lado, formando uma tira mais ou menos assim:

lateral-e-fundo

Veja o “b” com “b” como o desenho original nos mostra. E a marcação “a” significa o “a” no meio do corpo da bolsa, veja no original.

  • Essa “tira” será costurada ao redor da bolsa fechando-lhes as laterais e o fundo. O risco no molde do corpo da bolsa e o risco no molde das duas laterais ( de 4,5 cm)  deverão combinar como se fossem a marcação de onde essa lateral deve terminar. Conforme o tecido e a prática de quem faz talvez não combinem exatamente, então o ideal é testar antes, quer através do molde ou de um corte maior das partes das laterais para ver se vai mesmo dar certo como se pretende. Na verdade, esta é uma parte que também poderá ser feita seguindo o seu critério, o seu gosto e modelo próprio, ok? Já vi dessas bolsas com esses “vãos” superiores maiores ou menores. Ficam bonitas de todo jeito. Alegre
  • Importante lembrar que antes de fechar a bolsa com essa tira de laterais e fundo é importante costurar as preguinhas/pences marcadas lá no molde.
  • Caso você opte por não fazer essas pregazinhas, deverá aumentar a altura das laterais que, originalmente possuem 32 cm. Testando e fazendo, ok?

Observação: lado externo e forro são feitos do mesmo modo, a estrutura da bolsa deverá ser cortada conforme a escolha do tecido utilizado ou do material estruturador. No caso de manta, cortar uma vez para cada parte do lado externo da bolsa.

Veja AQUI a primeira parte

Esta entrada foi publicada em Como interpretar e traçar um molde a partir de esboço2. Adicione o link permanente aos seus favoritos.