Montagem da bolsa: Parte 2

Lateral e fundo da bolsa.

Se quiser ver a Parte 1 da montagem desta bolsa, clique AQUI

Sobre o molde

No molde você tem a lateral da bolsa cortada duas vezes e o fundo cortado uma vez, ok? O molde se transforma em uma tira :

lateral-e-fundo

A letra “a” no molde representa o meio que vai encontrar também o meio marcado no fundo da bolsa e é por aí que se vai começar a costura de toda essa faixa que fará as laterais e fundo unindo as duas partes: frente e costas da bolsa.

 

Como fazer a tira das laterais e fundo da bolsa

Para fazer essa tira una o fundo da bolsa – o retângulo do centro da imagem – às duas laterais, uma de cada lado, direito com direito do tecido nas extremidades marcadas por B. Passe uma costura de pé de máquina em cada uma dessas extremidades. Em seguida estruture a tira costurada com o mesmo estruturador usado no corpo da bolsa. Na minha bolsa está ficando desse jeitão:

floral-7-lat-e-fundos

floral-8-fundolateral

Fechando a bolsa com a tira de laterais e fundo

Na hora de costurar essa “tira” ao redor da bolsa, você deverá marcar o meio da bolsa (que nem sempre vai coincidir com a marcação do molde) e também marcar o meio da tira (que também nem sempre coincide com o molde). Encontrados os meios da bolsa e da tira, prenda em todo redor da bolsa com alfinetes ou presilhas, começando pelo meio para que as duas partes fiquem na mesma distância do topo da bolsa, olhe lá as setinhas:

laterais-e-fundo-1

Para costurar essa tira à bolsa, coloque meio com meio, direito do tecido com direito do tecido, ficando o avesso (parte branca da entretela) para cima; vá prendendo ao redor de toda bolsa, primeiro com alfinetes e depois com a costura definitiva, sem pegar as alças, cuidado…Smiley piscando
Faça a mesma coisa com a outra parte da bolsa

Observação 1: Ao costurar a tira ao redor da bolsa, deixe 1 cm sem costurar ali perto da alça, na parte superior da bolsa. Como iremos forrá-la, é importante que fique esse “espaço” para a costura do forro ser bem sucedida:

bolsa-floral-espaco

Na foto eu assinalei um retângulo em vermelho para demonstrar onde se deixará 1,0 cm sem costurar.

Observação 2: O molde da lateral tem 32 centímetros de altura pelo gráfico original e o fundo 29 centímetros de largura. Duas vezes a lateral + 1 vez do fundo = 32 centímetros + 29 centímetros + 32 centímetros (nesta ordem dos moldes) = 93 centímetros.

A tira terá 93 centímetros de comprimento sem contar as duas costuras das emendas das extremidades, o que talvez a deixasse com 91,5 cm. As marcações no molde das laterais referem-se a um bolso que pode ser feito e colocado nos limites daqueles traços, combinando também com a marcação traçada no molde do corpo da bolsa. O molde desse bolso também é o molde da lateral dentro dos limites desses traçados.
Não fiz os bolsos e uma outra alteração é que aumentei 2 centímetros no molde do fundo da bolsa e mais 3 centímetros no molde da lateral da bolsa. Meu molde ficou com 35 cm de lateral + 31 cm de fundo + 35 cm de lateral = 101 cm.

Minha tira ficou, portanto, com 101 centímetros de molde e 100 centímetros ao redor da bolsa para não terminar muito abaixo da boca da bolsa, chegando a 7 centímetros dela. Olhando na imagem talvez fique mais fácil entender o que eu quero dizer:

bolsa-floral-espaco2

Enfim, a bolsa está fechada, faltando apenas o forro que é feito exatamente igual à bolsa. Na próxima postagem eu venho com a explicação de como colocar o forro e alguns outros detalhes que venham surgindo. Smiley piscando

Esta entrada foi publicada em Montagem da bolsa: Parte 2, Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.