Montagem da bolsa: Parte 1

 

Em post de 17 de fevereiro de 2018 nós vimos aqui o jeito de traçar o molde de uma bolsa partindo dos gráficos e medidas disponíveis. Foram duas postagens que começam AQUI e referem-se a esta bolsa abaixo:

imagem-bolsa-jpPara confeccionar a bolsa:

1. Corte os tecidos ( corpo da bolsa: duas vezes para frente e costas, 2 vezes para a lateral e 1 vez para o fundo. Repetir para o tecido do forro e para a estrutura que for utilizar). Faça a estrutura conforme seu gosto, lembrando que esta bolsa é grande, tipo sacola, e não precisa ser muito firme. No caso da bolsa que estou fazendo, o tecido utilizado é mais grosso, desses usados em tapeçaria para forração, então apliquei no avesso de cada corte uma entretela de algodão, comum, sem cola, presa apenas por costuras ao redor da peça. Poderia ser manta ou qualquer outro material que cada um de vocês possui para fazer suas bolsas artesanais. Sim, podem-se utilizar sintéticos diversos ao invés de tecidos de algodão; apenas fuja de materiais muito grossos para não prejudicar a caída da bolsa.

floral-1

  • Acima você vê o tecido que eu cortei dobrado, com o molde encostando na dobra do tecido, exatamente como se encontra na postagem onde aprendemos a traçar a modelagem da bolsa. Na foto  já está desdobrado e em seu tamanho natural.Smiley piscando

2.  Em seguida, apliquei a entretela de tecido e ficou assim o avesso:

floral-4

3. O passo posterior foi transferir para o tecido as marcações das pences na base da bolsa e prender com alfinetes as duas do lado esquerdo e as outras duas do lado direito. Se observar o desenho original, verá que o desenho mostra a direção para onde você vai dobrar essas pences: são dobradas para o sentido do meio da bolsa, ou seja, do lado esquerdo você dobra as preguinhas para o lado direito, olha a foto abaixo. E na ponta direita as preguinhas são dobradas para o lado esquerdo.

floral-2 

floral-3

Prenda com alfinete e aguarde até fechar a bolsa.

4. O molde demonstra que as alças deverão ser costuradas a partir da base da bolsa, criando um arco de 48 cm no topo e continuando do outro lado até a base novamente.
O ideal é que se utilizem alças prontas, quer sejam de cadarços de algodão, ou as de sintético. Se quiser fazer alça de tecido, observe que elas levam duas costuras para prendê-las na bolsa, portanto a alça de tecido que você fizer deverá ser costurada na bolsa, inclusive na parte onde ela forma o arco de 48 cm. A largura dessa alça pode ser de 3,0 cm, eu fiz com o cadarço que eu tinha, de 4,0 centímetros e gostei bastante do resultado, pois a bolsa é bem grande e comporta alças largas. Nessa parte você vai fazer testes até encontrar o resultado desejado.
Eu usei 1,26 cm de alça pronta de algodão para cada lado da bolsa (frente e costas). Fiz um arco de 50 cm e não 48 cm como orienta o molde.

5. Para a colocação dessa alça ao redor da bolsa é necessário marcar 1,0 cm a partir das bordas laterais sobre a qual será posicionada:

floral-5.

Essa marcação é bem importante, pois no fechamento da bolsa essas alças devem ficar livres do pezinho da máquinaSmiley piscando
Para costurar essas alças é bom olharmos as marcações do molde que mostram uma linha traçada na largura do molde, a partir de 6,0 cm do topo da bolsa.

floral-5a

Vamos costurar nossas alças a partir dessa medida de 6,0 cm do topo da bolsa para que essa parte inicial fique solta e permita a colocação do forro.

6. Passe uma costura reforçada no sentido horizontal, como se vê na marcação que eu fiz e siga fazendo a costura da alça nos dois lados da alça até o final, repita a operação no outro lado e faça a mesma coisa na parte de trás da bolsa. Não tem problema costurar sobre as pences, mas faça isso com cuidado, ajeitando-a antes de passar a costura.

Feito isso nas duas partes da bolsa (observe a mesma medida no arco da alça na parte da frente e na parte de trás da bolsa) é hora de fazer as laterais e o fundo.

No próximo post a gente vai tratar dessa parte. Até a Parte 2

Esta entrada foi publicada em Montagem da Bolsa: Parte 1. Adicione o link permanente aos seus favoritos.