Bolsa traveler de mão

bolsa-de-m-ao-viagem

Bolsa de mão para viagem, um modelito bem clássico mas que tem um formato diferente. Estou fazendo uma desse tipo e da mesma designer, posso dizer que é um trabalho bem gostoso: desde a modelagem exata até as instruções de montagem, aos poucos, quando se vê, a bolsa vai criando vida. O interessante de se utilizar esses moldes em PDF é quando você resolve seguir à risca a sequência dos passos do trabalho proposta pela autora, principalmente quando já estamos acostumados com o nosso modo de fazer, certo?

Esses modelos são muito versáteis, podem ser feitos em tecido ou sintético, ficam muito bons. No caso do tecido, prefiro os tecidos mais firmes como aqueles que se usam em tapeçaria ou sarjas, gabardines, lonitas e afins. A estrutura extra que se dá a esses tecidos é importante porque tem de analisar a máquina que vai costurar essa bolsa e também o quanto de peso que se pretende colocar na bolsa, então cada artesão vai escolher a melhor forma de fazer a sua bolsa. Particularmente prefiro dublar os tecidos quando faço bolsas grandes e as quero bem estruturadas e firmes. O processo de dublagem é simples, mas trabalhoso, gosto também das entretelas de algodão termo colantes que possuem espessuras diferentes para cada finalidade e mesmo os sintéticos, muitas vezes, precisam de estruturador que podem ser os mesmos que usamos no tecido de algodão, excetuando-se os termo colantes que necessitam de ferro de passar roupas para sua aderência e ferro quente com sintético …no…no….né?

Quando falo em dublagem estou falando sobre colar no avesso do tecido um material que o torne mais grosso e a cola e esse material podem variar bastante. A Tec Bond, por exemplo, possui uma cola spray definitiva que é bem útil para essas colagens. Na dublagem de minhas peças utilizo a cola de tecido passada no avesso de sarja leve e depois colada sobre o avesso do tecido que desejo dublar, em seguida passo a ferro com cuidado até ficar tudo bem seco e o tecido estruturado. Aprendi essa técnica com o Yugi Sato, que tem um vídeo no Youtube explicando como se faz e se vocês pesquisarem irão encontrar as explicações dele de como dublar um tecido. Na verdade é assunto para outro post onde poderei explicar melhor. Alegre

Os moldes dessa bolsa podem ser comprados AQUI em PDF.

swoon

Esta entrada foi publicada em Bolsa Traveler de mão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.