Como fazer a mochila e dicas do passo-a-passo

Ainda na mochila, agora a etapa da confecção e suas “pegadinhas”.

Embora seja ainda a mesma peça dos posts anteriores, trata-se de alguns detalhes que podem ser aplicados a outros modelos que venham a costurar.

Normalmente as mochilas que fazemos são fechadas pelo canal do zíper e fole, peças que servem para unir a parte da frente e a parte de trás . Neste caso não temos nem o canal do zíper e nem o fole e, portanto, neste ponto reside a novidade: o zíper é costurado diretamente na mochila fazendo uma espécie de canal “fake”. É fácil de fazer, estou terminando a minha, digo que é simples e rápida, assim que finalizar posto as fotos aqui. Mas quero comentar alguns passos que achei importantes para quem for fazer a linda mochilazinha:

  • Como não temos o canal do zíper sendo colocado na mochila, pregar o zíper se torna mais prático, mas é preciso observar com atenção esses passos demonstrados nesta parte do vídeo:

Na primeira imagem e na segunda as marcações em amarelo referem-se às linhas de 2 cm de distância da borda e na segunda imagem, o traço tem 18 cm de comprimento, desenhado a 2 cm da borda. É sobre essas marcações que será aplicado o zíper depois das partes laterais serem unidas à parte da frente (figura 1). No vídeo estará bem explicado.

  • Observe bem a colocação das laterais ao corpo (frente) da mochila:

Nesta parte do tutorial a ponta reta da lateral é colocada com a extremidade reta da parte superior da peça, direito com direito. É nesse momento que o corpo da mochila vai ganhar o formato arredondado. Olhe a explicação no vídeo tantas vezes forem necessárias para dar certinho. O encaixe é perfeito, tal a exatidão do molde. Isso é feito dos dois lados.

  • Olha bem essa imagem e veja que o zíper foi todo costurado (direito do zíper com direito do tecido) sobre aquela linha de 2 centímetros, lembram-se? (É aqui o canal do zíper fake). E a minha sugestão é colar o zíper sobre a marcação com uma fita dupla face pra facilitar na hora da costura.
  • O zíper precisa obedecer rigorosamente essa marcação e é importante a simetria aqui: colocação do zíper sobre a linha de marcação e do mesmo tamanho nas laterais conforme eu marquei para não esquecer, ok? Encontrem o meio do zíper e coloque meio com meio (da mochila) na parte superior onde assinalei em amarelo na imagem.

Acho que as dicas mais importantes eram essas. Espero que curtam fazer.

Esta entrada foi publicada em Como fazer a mochila e dicas do pap. Adicione o link permanente aos seus favoritos.