Fundos? Se você vai costurar uma bolsa, sacola, necessaire, etc… forçosamente haverá um fundo nessa peça, o fundo que vai dar a profundidade e que vai também definir o quanto de coisa caberá ali.
Além da beleza e da originalidade que poderá adicionar ao trabalho. E são várias as maneiras de se construir essa parte da peça.
O fundo box ou nossa famosa caixinha de leite tende a ser o mais comum. Feito com molde ou não, seu nome é inspirador e também marca indelével de uma costura artesanal pujante.
E não só a costura artesanal se inspira na caixinha de leite, também as peças feitas na indústria usam do mesmo acabamento para os fundos de muitas de suas criações. Enfim, o que vale é fazer e fazer bem feito.
Quais os tipos de fundos que posso fazer nas minhas peças?
Observe que esta foto traz 6 tipos diferentes de fundo aplicado em sacolas, bolsas, necessaires e demais artigos afins.
Não são difíceis de fazer , cada um deles possui a sua técnica e o vídeo que vou indicar aqui ensina o modo de fazer cada um deles.
Uma observação ao vídeo: a artesã utiliza máquina doméstica para demonstrar as técnicas de cada fundo, aplicando um espaço de costura de 1/4 de polegada, através da guia da própria máquina e também do pé calcador
Um modo de tornar todas as costuras que ela demonstra com a mesma largura de margem, o que se aplica a todas feitas em máquina doméstica ou industrial: costurar reto e manter a mesma margem. 😉
O vídeo para você acompanhar essa aula bem legal está aqui
E tem também um outro vídeo que ensina esses fundos, usando tecidos coloridos e fornecendo medidas:
Com alguns detalhezinhos diferentes, são mais informações adicionadas. O vídeo é este aqui