Viés prático

 

Ah…mas eu amei esta dica sobre como fazer viés de um modo bem prático. Vocês irão ver as imagens que estão bem esclarecedoras e eu vou tentar explicá-las aqui.

image

Se for fazer o viés do modo tradicional com o tecido enviesado, então é necessário encontrar aquele outro lado da orela, aquele que está paralelo, meio franjadinho na beirada. É bem por aí que se achará o ponto certo para enviesar o corte em 45 graus (normalmente as réguas de Patchwork trazem o ângulo para guiar você na  hora do corte).
A partir desse ponto, do reconhecimento do ângulo de viés, ou mesmo seguindo a imagem do tutorial onde verá a dobra que também marca esse ângulo, então, a partir desse passo, cole fitas adesivas brancas (observando a largura que deseja seu viés) no sentido do enviesado do tecido, uma ao lado da outra, mantendo um intervalo entre elas de uns 2 cm mais ou menos. Preencha com essas fitas todo o pedaço de tecido que deseja transformar em viés. Tem de colar a fita retinha, ok?
O próximo passo é cortar essas fitas coladas ao tecido e, caso queira, guardar para quando estiver a fim de transformar tudo em viés. Manter essas tiras de tecido com fitas adesivas ajuda a mantê-las mais íntegras, sem desfiar nas beiradas.
Para fazer o viés, o que equivale ao Passo 4 (Step 4) é só olhar as imagens do site que irão entender direitinho. Quem tiver o aparelhinho de fazer o viés, tudo bem, mas quem não tiver, o uso dos alfinetes é super!! Eu acrescentaria que ao ir passando o tecido pelo alfinete é bom passar a ferro imediatamente, conforme for fazendo a dobra do tecido.

Espero que fique claro para vocês com a explicação.

Infelizmente não quero mais problemas com autores que percebem que você vai traduzindo o material deles, além de usar suas imagens. Acho que desse modo posso ajudar vocês sem deixar os autores aborrecidos comigo Alegre

As explicações estão AQUI

Esta entrada foi publicada em Viés. Adicione o link permanente aos seus favoritos.