Carteira organizadora: fazendo os dois bolsos com zíper.

Depois de prontos os seus moldes corte os tecidos:

  • do tecido A, corte A1, A2, A3, A4 e A5 transferindo todas as marcações dos moldes para os cortes.
  • do tecido B corte B1, B2 e B3, transferindo as marcações dos moldes para os cortes.
  • cole as entretelas termocolantes no verso que cada pedaço correspondente.

São dois os bolsos com zípers em torno dos quais se construirá toda a carteira, portanto o primeiro passo é fazer esses bolsos:

BOLSO A1/A2

  • Coloque o zíper que deseja usar em cima da superfície de trabalho com o direito para cima, deste modo será simples identificar o lado esquerdo do zíper e o lado direito do zíper, expressões frequentemente utilizadas na construção deste PAP.
  • Pegue o tecido A1 e faça uma pequena dobra de 0,075 ao longo da extremidade de 23 centímetros de lado, de modo que essa dobra forme uma bainha que deverá ser vincada com o ferro, avesso com avesso do tecido e colocada sobre o lado esquerdo do zíper para ser costurada.
  • Pegue o tecido A2 e faça uma pequena dobra de 0,075 ao longo da extremidade de 23 centímetros de lado, de modo que essa dobra forme uma bainha que deverá ser vincada com o ferro, avesso com avesso do tecido, e colocada sobre o lado direito do zíper para ser costurada.
  • Ambas costuras devem guardar uma distância dos dentes do zíper.

Veja nestas fotos a explicação feita com os próprios moldes, acho que vai ficar mais simples de entender:

000_0050

Aqui o molde A1 e a lateral de 23 cm com as minhas anotações para identificar a posição junto ao zíper. Sem essa identificação correta em cada parte do molde é impossível o trabalho dar certo Alegre

Fazendo a montagem do bolso conforme o explicado acima teremos o seguinte:

000_0052

Clique para aumentar e ver as anotações: O molde A1 e A2, que formam o primeiro bolso, precisam receber essas marcações para o zíper e deverão ser posicionados desta maneira sobre cada lado do zíper, observando-se que é necessário vincar com o ferro uma espécie de bainha em cada uma dessas beiradas que serão costuradas sobre a tira do zíper, conforme o explicado acima. As linhas do molde (fold) são as marcas para as dobras do tecido e devem ser transferidas para os respectivos cortes, assim como o círculo com X dentro que assinala a posição do botão magnético.

Os meus bolsos ainda alfinetados:

000_0044

No caso do zíper ser maior que as medidas do bolso, não se esqueça de puxar o carrinho para dentro antes de reforçar as pontas com uma costura e remover os excessos.

BOLSO A3/A4

    • Coloque o zíper que deseja usar em cima da superfície de trabalho com o direito para cima, deste modo será simples identificar o lado esquerdo do zíper e o lado direito do zíper, expressões frequentemente utilizadas na construção deste PAP.
    • Pegue o tecido A3 e faça uma pequena dobra de 0,075 ao longo da extremidade de 23 centímetros de lado, de modo que essa dobra forme uma bainha que deverá ser vincada com o ferro, avesso com avesso do tecido e colocada sobre o lado esquerdo do zíper para ser costurada.
    • Pegue o tecido A4 e faça uma pequena dobra de 0,075 ao longo da extremidade de 23 centímetros de lado, de modo que essa dobra forme uma bainha que deverá ser vincada com o ferro, avesso com avesso do tecido, e colocada sobre o lado direito do zíper para ser costurada.
    • Ambas costuras devem guardar uma distância dos dentes do zíper.

Veja na imagem abaixo:

000_0001[1]

Clique para aumentar a imagem e veja as anotações importantes feitas no molde para se saber o lado correto a ser costurado sobre o zíper. Os tracejados indicam as dobras e o círculo a marcação do botão magnético. Transfira essas marcações para os tecidos cortados.

Importante: a marcação de dobra do molde A4 deverá ficar como está, por enquanto. A dobra que forma uma bainha a ser costurada sobre o zíper segue do mesmo modo que as anteriores, ok?

O meu bolso ainda alfinetado:

000_0045

Por enquanto é isso: com esses bolsos prontos o restante do trabalho será super fácil e rápido de concluir. Volto pra próxima parte. Já…já…Alegre

Esta entrada foi publicada em Carteira Organizadora, Tutoriais Arte com Tecidos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.