Uma carteira e as etapas para fazê-la

Em Janeiro de 2011 a Revista Sew News publicou um rápido tutorial em suas páginas de como fazer este Organizador tipo Carteira (Wallet)organizadorwallet As imagens pequenas e as explicações esquemáticas deixaram muitos de seus leitores boiando totalmente sem entender o PAP proposto pela matéria: se observarem as reclamações nos Comentários do post na revista verão que não ficou claro pra muita gente o modo de construção da carteira, mesmo havendo moldes para download.
Faça o download e imprima os moldes aqui.
Gosto muito desse trabalho, acho-o extremamente prático e muito bonito, conforme os tecidos usados e os acessórios como botões, fechos, alças, aplicações, etc….Embora já tenham se passado quatro anos desde sua publicação, essa carteira continua moderna e interessante.

carteiraorg1
Por essas e tantas outras razões resolvi tentar entender o grande enigma (decifra-me ou devoro-te…). Não aceitei ser devorada, claro, e quis compartilhar com vocês o meu PAP enquanto vou costurando a minha carteira e ficando bastante feliz com o resultado.

O processo todo é muito simples, mas até entender-se o que o tutorial deseja explicar, além de ser em outro idioma, acaba parecendo meio complicado. Mas não é. Ao contrário.
Então vou postando aqui as explicações para fazerem a carteira de vocês, conforme for fazendo a minha, ok?

A primeira parte que necessita de algumas explicações refere-se aos

MOLDES
Faça o download e imprima os moldes aqui

1 – Determinadas partes dos moldes para download perdem suas medidas originais porque são grandes e não cabem nas folhas A4, daí que as emendas nem sempre são feitas de acordo,o que vai gerar tamanhos diferentes e erros no corte dos tecidos.
Caso não queiram fazer através dos moldes impressos, poderão seguir as medidas abaixo e fazer o seu próprio ou adaptar os originais, obedecendo, porém,  todas as marcações encontradas.
Os moldes A são as 5 partes da carteira que formam bolsos externos e internos com e sem zíper. Todos cortados no tecido que você escolher como padrão A. O aconselhável é que seja um pano médio, não muito fino e nem muito grosso, poderá estruturar cada pedaço com entretela fina autocolante.Não utilize manta acrílica nessas partes.

MOLDES A
A1 = retângulo de 23 cm x 21 cm. Tecido externo. Cortar 1 vez no tecido A
A2 = retângulo de 23 cm x 22 cm. Bolso com zíper da carteira. Cortar 1 vez no tecido A.
Seguir as marcações de dobra e botão fornecidas no molde para download.
A3 = retângulo de 23 cm x 29,25 cm. Bolso com zíper (interno) da carteira. Cortar 1 vez no tecido A. Seguir as marcações de dobra e botão fornecidas no molde para download.
A4 = retângulo de 23 cm x 16,5 cm. Parte superior do zíper do bolso interno. Cortar 1 vez no tecido A
A5 = retângulo de 23 cm x 24,25 cm. Bolso inteiro. Cortar 1 vez no tecido A. Seguir marcação de dobra fornecida no molde para download.

Os moldes B são as 3 partes que formam os bolsos de dentro da carteira e também o fundo do trabalho que formará um sanduíche com a manta acrílica. (B1). Todos cortados no tecido que você escolher como padrão B. Aconselhável um tecido médio que poderá ser estruturado com a mesma entretela fina autocolante usada nos recortes A. Apenas os retângulos B1 não precisam de entretela, pois formarão o sanduíche com a manta.
Fica muito bonito utilizar dois padrões de tecido coordenados (A e B)

MOLDES B
B1 = retângulo de 22 cm x 31 cm. Cortar 2 vezes no tecido B. Cortar 1 vez na manta acrílica R1 ou R2.
B2 = retângulo de 23 cm x 28 cm. Cortar uma vez no tecido B. Seguir a marcação de dobra ao meio do tecido fornecida no molde para download.
B3 = retângulo de 23 cm x 31 cm. Cortar uma vez no tecido B. Seguir as marcações de dobras do molde. Bolso (sanfona) para cartões.

Esta primeira parte das explicações resume o modo de fazer/imprimir/adaptar/traçar os moldes.
Para começar você deve deixá-los prontos com todas as anotações importantes em cada um deles. Esta carteira é feita com oito pedaços de tecidos em cortes retos.

Amanhã eu continuo explicando os próximos passos, começando com as marcações dos moldes onde serão colocados os zíperes.

O material da carteira: 

Para uma carteira de 23 cm x 15 cm dobrada.

  • 3/4 de metro de tecido de algodão médio em dois padrões coordenados (A & B)
  • 1 retângulo de manta acrílica de 23 cm x 30 cm
  • entretela autocolante
  • viés para remates laterais
  • linha
  • 2 zíperes de 22,5 cm.
  • fechos magnéticos
  • 2 argolas
  • 2 mosquetinhos

 

  • Observação: Usar costuras de 0,75 cm.

carteiraorgcha

O texto acima refere-se à matéria publicada em Dezembro 2010/Janeiro de 2011 na Revista Sew News

Esta entrada foi publicada em Carteira Organizadora, Tutoriais Arte com Tecidos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.