Bolsa Mensageiro Compacta–Tutorial traduzido – Parte 1 –

 

Parte 1 – Inset Zipper –

A bolsa mensageiro compacta é, na minha opinião, também uma aula bem detalhada para quem está iniciando principalmente com esses bolsos fechados por zíper e também o zíper interno que no tutorial aparece como “inset zipper”. O termo em Inglês, na verdade, dá nome a uma espécie de conjunto “set” que leva o “zipper” para dentro “in” da bolsa. É, portanto, uma parte construída à parte para depois ser colocada dentro da bolsa, em sua parte interna. É um tipo de zíper bastante utilizado em bolsas e sacolas ao invés do zíper costurado diretamente na boca da bolsa, na sua parte superior.

E por que essa explicação? Porque ao compreender o nome da coisa e sua definição talvez fique mais fácil de captar também o seu mecanismo e o modo como é feito, além de sua finalidade….

O “inset” zíper é construído com o zíper, duas tiras, uma para cada lateral desse zíper, os respectivos forros e os respectivos terminais (tabs).

Também no texto original os retângulos e quadrados que formam parte frontal e traseira são chamados de “painéis” e eu traduzi dessa maneira, pois faz sentido construir painéis retangulares ou quadrados com acréscimo de outras partes que vão ampliando esses “painéis”.
A bolsa, enfim, é simples, reta  e muito bem explicada em seus mínimos detalhes. Por se tratar de um trabalho bem longo (e exaustivo) será publicado em partes. Esta primeira parte vai ensinar minuciosamente como se faz  o “inset zipper”, além das medidas dos materiais utilizados.

Observação: entretelas e mantas ou qualquer outro tipo de estrutura ou tecido fica a critério de cada um. No tutorial, a artesã utiliza dois tipos: a entretela de algodão termocolante e a manta termocolante.

BOLSA-COMPACTA-MENSAGEIRO

Bolsa mensageiro compacta

Começando –

1. Do tecido externo corte o seguinte:

Duas tiras para as alças ajustáveis. Deverão ter 5 cm de largura.
Observação: você precisa de uma tira com 1,50 de comprimento, portanto corte-a na largura total do tecido, criando, portanto, uma alça de 5 cm de largura x 1,50 de comprimento.
Duas tiras para as alças de mão de 5 por 25 cm.
Duas tiras para as argolas D de 7,5 cm x 8 cm
Quatro retângulos para os painéis laterais de 10,5 cm x 30 cm.
Quatro tiras para o zíper interno 40 cm x 4 cm
Duas tiras de 45 cm x 5 cm.

2. Do tecido utilizado para o forro corte o seguinte:

Dois retângulos de 45 cm x 27,5 cm.
Um retângulo de 25 cm x 35 cm para o bolso interno.
Dois retângulos de 27,5 cm x 22,5 cm para o forro do bolso da frente e de trás.
Um quadrado de 27,5 cm x 27,5 cm para o forro do bolso com zíper.
Dois retângulos de 6,25 cm x 10,0 cm para as tabs do zíper.

3. Do tecido utilizado para parte externa principal da bolsa e a frente de todas as tiras (tecido floral nas fotos) corte o seguinte:

Duas tiras para as alças ajustáveis. Deverão ter 5 cm de largura.
Observação: você precisa de uma tira com 1,50 de comprimento, portanto corte-a na largura total do tecido, criando, portanto, uma alça de 5 cm de largura x 1,50 de comprimento.
Dois retângulos de 27,5 cm x 30 cm para os painéis centrais.
Um retângulo de 27,5 cm x 22,5 cm para o bolso externo traseiro.
Um retângulo de 27,5 cm x 16,25 cm para o bolso com zíper.
Um retângulo de 27,5 cm x 7,5 cm para o bolso de zíper.
Duas tiras de 5,0 cm x 25 cm para as alças de mão.

4. Entretela termocolante corte o seguinte:

Três tiras de 2,5 cm de largura pelo tamanho da largura do tecido: você irá precisar de aproximadamente 1.50.
Duas tiras de 2,5 cm x 25 cm para as alças de mão.
Dois retângulos de 27,5 cm x 30 cm para os painéis centrais.
Um retângulo de 27,5 cm x 23,75 cm para o bolso externo de trás.
Um retângulo de 27,5 cm x 16,25 cm para o bolso de zíper 1.
Um retângulo de 11,0 cm x 7,5 cm para o bolso de zíper 2.
Quatro retângulos de 11,25 cm x 30 cm para os painéis laterais.
Dois retângulos de 10 cm x 6,25 cm para as tabs do zíper.

5. Da manta termocolante corte dois retângulos de 18 por 12.

Criando o zíper interno – “Inset Zipper”

1. Separe um zíper de 35 cm ou até maior, pois será cortado no tamanho certo depois de aplicado, 4 tiras para o zíper de 40 cm x 3,75 cm, duas tabs (terminais) do zíper de 10 cm x 6,25 cm e a entretela para colar nos terminais do zíper.

2. Dobre o final de cada tira do zíper mais ou menos 0,5 cm.

3. Coloque uma tira para o zíper com o lado direito para cima sobre sua área de trabalho. Posicione o zíper com o lado direito para cima sobre a tira do zíper (avesso do zíper com direito da tira de tecido)A tira e o zíper deverão estar bem posicionados de modo que uma extremidade dobrada termine exatamente alinhada com o puxador do zíper e a outra dobra alinhada com o final do zíper; se você estiver usando um zíper mais longo o excesso poderá ultrapassar o tamanho da tira de tecido. A borda do tecido e do zíper deverão alinhar-se e coincidir uma com a outra. Alfinete as duas partes conforme imagem:

image

4. Repita com a segunda tira do zíper mas coloque-a com o avesso para cima. Se observar a imagem verá que o lado superior do zíper encontra-se entre duas tiras de tecido formando um sanduíche:

image

Obs: Nós utilizamos pé de máquina normal e posicionamos a agulha bem próxima aos dentes do zíper você pode utilizar um pé próprio para colocação de zíper, fica a seu critério.

image

5. Lembre-se de começar com o zíper mais ou menos aberto na metade. Costure até o meio, quando se aproximar do puxador, pare com a agulha na posição abaixada, levante o pé calcador, mexa o tecido suavemente a fim de poder fechar o zíper com cuidado. Reposicione o tecido, abaixe o pé calcador e costure até o final.

image

6. Dobre as duas tiras para o lado oposto aos dentes do zíper de modo que agora estejam com os dois avessos juntos, um tocando o outro. As duas partes dobradas deverão estar alinhadas bem como as extremidades e suas dobras. Alfinete. Para entender melhor veja a imagem abaixo:

image

7. Faça a costura em uma extremidade.

image

Vire e pesponte ao longo dos dentes do zíper como na foto:

image

8. Vire novamente e costure a outra extremidade
9. Faça a mesma coisa com o outro lado do zíper. Tome cuidado para que este outro lado do zíper esteja exatamente alinhado com o primeiro. O zíper e ambas as laterais deverão medir 7 centímetros e meio de um lado a outro quando terminadas. Se for necessário corte, acertando de cada lado, para que fiquem com largura de 7,5 cm.
10. Se necessário corte fora o excesso de zíper no final deixando aproximadamente um centímetro de sobra a fim de criar o terminal do zíper. Pegue os terminais do zíper (tabs).
11.Coloque um retângulo de entretela sobre o avesso de cada terminal de zíper e passe o ferro para colar.
12. Faça uma dobra de cerca de 0,5 cm em cada extremidade e passe a ferro.bolsa-compacta-terminais-do-ziper

13. Dobre em direção ao meio cada uma das laterais de modo que se encontrem:

bolsa-compacta-terminais-dobra-lateral

14. Posicione um terminal avesso com avesso da parte final do zíper.O  final dobrado do terminal deve estar exatamente colocado na parte final do zíper. Alfinete. Veja na imagem e proceda do mesmo modo:

bolsa-compacta-colocando-terminal-do-ziperDobre o terminal na metade de modo que as pontas se encontrem e se alinhem. Alfinete.
bolsa-compacta-terminando-o-terminalCosture ao redor nos 4 lados do terminal para prendê-lo.
bolsa-compacta-terminal-costurado

15. Repita o procedimento para fazer o terminal da outra extremidade do zíper. O seu “set” de “zipper” para a parte interna da bolsa “in” está pronto.  Reserve.

 

 

Até a próxima parte ! Smiley piscando

Original AQUI

Esta entrada foi publicada em Bolsa Mensageiro Compacta–Tutorial traduzido – Parte 1. Adicione o link permanente aos seus favoritos.