Uma nécessaire delicada com zíper interno

Venho sentindo falta dos tecidos de algodão, daqueles que a gente passa a ferro, estrutura antes de realizar um projeto. Já faz algum tempo que os sintéticos tomaram espaço na costura criativa para muitos.

Fiquei aqui pensando no apelo ecológico, nas sacolinhas de supermercado que vamos trocando pelas ecobags, nas ações cada vez mais voltadas pra eliminar o plástico do planeta e tantas coisas que ventilamos aqui e ali.

Enquanto isso, fazemos nossas nécessaires box, bolsas de maternidade, bolsas para praia, etc, tudo no PVC, no silicone, no sintético, enfim, no bom e velho material plástico….

E os tecidos vão deixando saudades para muita gente. Claro que o sintético não é unanimidade e tem tanto charme e utilidade, principalmente quando precisamos de impermeáveis, não é?

Fiquei com saudades, fiz esta nécessaire, veja:

Com zíper interno, uma delícia de fazer….

Um retângulo de tecido de 30 X 21 de altura cortado duas vezes no tecido principal fez o corpo da nécessaire. E cada extremidade inferior recebeu aquela famosa caixinha de leite de 3,5 cm x 3,5 cm. Assim:

E para o zíper interno foi cortada uma espécie de aba de 30 cm X 5 cm de altura.
E o forro? Ele é menor na altura, então teremos dois forros de 30 cm de largura X 16,25 cm de altura. Também com a caixinha de leite de 3,5 cm em cada extremidade inferior, assim como na parte principal.

Esse tecido de borboletas é o forro. Foi aproveitamento do que tinha guardado, é um cetim dublado, próprio para esse fim e que não pode ser passado a ferro de jeito nenhum. O meu quase queimou e na foto dá pra ver.

Resumindo, para fazer esta simples e bela nécessaire de tecido vamos precisar de
2 x tecido principal cortado em 30 x 21 cm (caixa de leite de 3,5 cm )
2 x tecido do forro cortado em 30 cm x 16,25 cm (caixa de leite de 3,5 cm)
2 x tecido para o zíper na estampa principal 30 x 5 cm (aba do zíper)
1 zíper de 25 cms de comprimento
1 recorte de tecido (principal) de 5,0 cm x 10 cm para usar como acabamento do zíper
1 recorte de tecido (principal) de 8,0 cm x 8,5 cm para usar como uma pequena alça lateral. (opcional)

Estruturação do tecido

Por se tratar de uma peça leve em tecido de algodão, eu optei por uma estrutura suave na peça, visto que é apropriada para ser levada dentro da bolsa sem fazer muito volume.

Apliquei no avesso do tecido principal da nécessaire e das abas do zíper uma entretela de algodão fina termo colante, mas você pode alterar isso conforme a versão que der para o seu projeto.

A entretela fina colada no avesso do corpo da nécessaire e das abas do zíper que, na foto, estão com o lado direito para cima.

Então, tá…..Na próxima eu posto o modo de fazer a peça enquanto você procura pelos materiais aí nos seus tecidos guardados. Lembre-se de que o objetivo é aproveitamento.

Gostaria de ter gravado um vídeo, mas sou um fracasso com fotos, imagine com vídeos….Simples assim….

Montagem da nécessaire de tecido 1
Montagem da nécessaire de tecido final

Esta entrada foi publicada em Nécessaire com zíper interno. Adicione o link permanente aos seus favoritos.