Montando a nécessaire com zíper interno

O primeiro passo pra fazer a nécessaire é bem fácil: preparar o zíper antes de ser costurado nas abas internas:

Mas olhe a parte 1

1 – Corte um retângulo de tricoline de 10 cm de comprimento x 4,5 cm de largura e faça uma dobra ao meio, vincando esse meio. Desdobre e dobre cada lateral em direção a esse meio. Vinque tudo no ferro.

2 – Aplique nas extremidades do zíper, costurando à máquina. Corte as laterais de tecido que sobrarem. Olha aí na foto pra ver como são essas dobras e como o zíper fica depois de receber esses acabamentos. Importante: o zíper mede 25 cm de comprimento e é aconselhável usar um zíper fino se for usar tricoline e estruturação suave.

O segundo passo é costurar o zíper na aba e para tanto,
1 – Você deverá marcar o meio do zíper (já com os acabamentos costurados nas pontas)
2 – marcar o meio da aba onde ele será costurado
3 – colocar o zíper com o lado direito beijando o lado direito da aba, acertando meio com meio e prendendo com clips, alfinetes ou o meio que preferir. Algo assim:

4 – Passar uma costura ao longo do zíper para prendê-lo à aba.
5 – Acertar o forro sobre ele, direito do forro com o avesso do zíper, assim:

6 – Usando o calcador de zíper na sua máquina de costura, faça uma costura prendendo os três. O zíper azul só entrou aí para exemplificar a posição de cada parte da peça antes de costurar, ok?
7 – depois de prender o zíper nesse conjunto de peças, faça o mesmo para o outro lado do zíper, mantendo a mesma lógica de juntar o direito do forro com o direito do tecido e avesso do zíper, como na imagem acima.

8 – Voltamos a mesma imagem anterior, lá do começo, pra mostrar que depois de prender um dos lados do zíper à aba e ao forro você terá o que se vê acima.

9 – E aqui já foi costurado o outro lado do zíper à outra aba correspondente. Ainda falta o outro forro que está ali, aguardando a vez dele. Veja que a palavra outro foi repetida 3 vezes, o que significa dizer que aquilo que fizemos com um lado do zíper , aba e forro deveremos fazer, do mesmo modo, com as OUTRAS partes semelhantes. Certo?
10 – E olhe só como vai ficando depois de ambos lados costurados (zíper+abas+forros)

11 – Cada um dos lados bem definido aí na foto. Tudo certo? Agora vamos pro corpo da nécessaire. Onde aquelas duas partes restantes entram aqui? Fácil, gente:
12 – A beirada superior de uma das partes do corpo da nécessaire deverá ser costurada à beirada da aba do zíper, direito do tecido tocando direito do tecido. Dos dois lados! O que fizer com um fará igual com o outro:

13 – Olha lá a outra parte aguardando a vez dela pra ser costurada no outro lado. Certo? Daí é só costurar certinho de ambos lados e teremos isso aqui:

14 – E embaixo está o forro. Hora de separar um pra cada lado: forro prum lado e principal pro outro, assim:

15 – Tá vendo na foto que o lado principal ficou pra cima e o forro pra baixo e no meio a aba do zíper e zíper presos aos dois forros e dois principais? Então….hora de fechar a nécessaire e se for colocar alguma alcinha a hora é essa, olhe na imagem anterior pra ver a minha que está presa com clips.
16 – Acerte muito bem costura com costura antes de fechar a nécessaire. Prenda com clips se preferir, e deixe pronta para passar na máquina e fechar as laterais e fundos. E tem as caixinhas de leite!

Volto já…..


Parte 1
Parte final

Esta entrada foi publicada em Montando a necessaire. Adicione o link permanente aos seus favoritos.